URCA passa a integrar a Rede de ICT 's Públicas do Nordeste - Educação, Ciência e Tecnologia nordestina pelo desenvolvimento regional

Blog do  Amaury Alencar
0

 





images/stories/rede 1.jpgA Universidade Regional do Cariri (URCA0, juntamente com universidades federais e estaduais do Nordeste, além de institutos federais, passou a integrar a Rede de ICT 's Públicas do Nordeste - Educação, Ciência e Tecnologia nordestina pelo desenvolvimento regional. O lançamento aconteceu na última segunda-feira, 28, através de evento remoto, com a participação dos reitores das instituições e diretores os institutos. Participaram da solenidade, o Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira.

Os participantes destacaram o momento de grande relevância nas áreas da ciência e tecnologia, para que haja o fortalecimento desses setores junto às universidades. Um dos destaques está na integração dessas instituições, proporcionando uma interação maior e troca para o desenvolvimento das universidades e institutos e consequentemente da pesquisa e da extensão no Nordeste.images/stories/rede 2.jpg

O Reitor da URCA, Lima Júnior, ressaltou a importância do momento, em que são pactuadas ações estratégicas de interesse coletivo, com uma proposta de forma integrada, diante do que se promove de conhecimento e pesquisa nas instituições.

O Reitor salientou que é importante considerar o conhecimento como forma emancipatória, com amplo leque de possibilidades, e que as instituições têm feito a formação de quadros para atuarem nos setores públicos e privados do Nordeste no Brasil. Ele ainda destacou o compartilhamento de experiência das engenharias sociais, pensando nas soluções inovadoras de problemas que desafiam, e no atual contexto têm se tornado maiores. O Reitor ainda parabenizou a todos que pensaram esse momento.

Para Lima Júnior, é importante destacar a experiências inovadoras e de apoio por parte do Governo do Estado do Ceará, as pesquisas que são realizadas nos diversos setores, ressaltando as bolsas voltadas para o interior.

Segundo Lima Júnior, esse é um momento em que a URCA se insere na rede, de forma satisfatória. Ainda destaca a expansão da pós-graduação, participação em redes nacionais e internacionais, formação de professores, projetos na área ambiental, voltados para o semiárido, e principalmente com atuação na busca de soluções no contexto de produção e geração de renda no Cariri e centro-sul cearenses, com programas nessas linhas. Ele finalizou sua fala ao destacar o Geopark Araripe e sua atuação inovadora nas áreas de preservação, geológica, geoturismo e geoeducação, dentro de um contexto de ampla atuação no Cariri.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)