TRE-CE disponibiliza cartilha com instruções para Requerimento de Registro de Candidatura

Blog do  Amaury Alencar
0

 







Cartilha com instruções para Requerimento de Registro de Candidatura





O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio de sua Secretaria Judiciária (SJU), disponibiliza cartilha com instruções para Requerimento de Registro de Candidatura, no hotsite Eleições 2020, no site do TRE-CE. A medida tem como objetivo orientar, através de um guia prático com informações e principais procedimentos, partidos, coligações, candidatos e demais interessados em participar do processo eleitoral.

O documento, elaborado pela Coordenadoria de Processamento em cada eleição desde 2014, foi produzido de acordo com o Código Eleitoral, com a Lei das Eleições e com a Resolução TSE nº 23.609/2020. O material abrange também as alterações promovidas pela Emenda Constitucional nº 107/2020 e pelas Resoluções do TSE 23.624/2020 e 23.627/2020, formuladas em decorrência do cenário de pandemia da covid-19.

A Secretaria destaca, entre as principais novidades, as orientações sobre o Mural Eletrônico, utilizado como meio de intimação de candidatos e partidos para processos de registro de candidatura. Também podem ser ressaltadas como inovação as alterações do sistema Candex, que passou a permitir o envio pela internet de arquivos completos com dados de candidatos e de documentos e certidões para instrução do referido requerimento. 

No material, são abordadas orientações sobre convenções partidárias, com informações sobre deliberações a serem tomadas e atas das convenções, sobre formação de coligações, bem como sobre condições de elegibilidade e causas de inelegibilidade. É apresentado, ainda, o tema de Pedido de Registro, em que se destacam os prazos, o sistema Candex e os formulários necessários.

A cartilha traz como assunto final aspectos relevantes sobre o processamento e julgamento desses pedidos, destacando alguns esclarecimentos sobre autuação desses processos, realização de diligências, impugnação dos pedidos, recursos, entre outros temas. 

 

#PraTodosVerem Banner, na horizontal, com fundo roxo. No canto esquerdo, inclinada para direita, a imagem da capa da cartilha, com bordas brancas. A capa possui fundo rosa, tarjas vermelhas nas extremidades, e, na parte central, o título da cartilha, em letras roxas e a logo das Eleições 2020. Na parte superior do banner, à direita, a logo do TRE-CE; e na parte central, a descrição "SJU disponibiliza Cartilha sobre Registro de Candidatura", na fonte branca, em que "Registro de Candidatura" está sublinhado com linha rosa.


 TRE CE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)