O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) realizou na última quinta-feira (10) o I Fórum de Participação dos Usuários. A iniciativa contempla o princípio da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), previsto pela Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.142/1990) e faz parte da melhoria contínua e busca da excelência, aspectos atualmente em desenvolvimento na unidade através do processo de acreditação internacional.



                                         Fotos Facebook  Hospital Regional sertão Central 


Em sua primeira edição, o evento foi realizado em ambiente virtual, e teve a participação da direção, ouvidoria e membros do Núcleo de Experiência do Paciente do HRSC, bem como dos presidentes e representantes dos conselhos municipais de saúde dos municípios de Banabuiú, Choró, Milhã, Pedra Branca, Quixeramobim, Madalena, Boa Viagem, Itatira, Aiuaba, Arneiroz e Tauá.

Para o diretor geral do HRSC, Marcelo Theophilo Lima, o fórum tem uma importância estratégica, pois tem a finalidade de promover a integração da instituição com a sociedade,  através de seus espaços e instituições representantes, a fim de que contribuam para o processo de gestão e da execução dos serviços prestados à comunidade. O evento teve relevante caráter de ineditismo, constituindo-se em um canal proativo de participação dos usuários.

O diretor de gestão e atendimento do HRSC, Elisfabio Duarte, observa que a realização desse fórum é um marco e representa uma etapa importante no aprimoramento do trabalho prestado pela unidade, na medida em que, a partir de agora, passa a contar com a participação direta dos legítimos representantes dos usuários, que são a razão de ser do Hospital.

A ouvidora do HRSC, Aline Maura da Silveira, destaca que a presença dos usuários nos espaços de gestão qualificam a atenção à saúde no SUS e fortalece o exercício da cidadania gerando um pacto de corresponsabilidade entre as instituições públicas e a sociedade.


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