Exército realiza sanitização para liberação de turistas e romeiros no Horto em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
0















 


No início da manhã desta quinta-feira (17), a Estátua do Padre Cícero e imediações do Horto, em Juazeiro do Norte, receberam a completa desinfecção e sanitização, através de força tarefa do Exército. A iniciativa contempla a reabertura do principal ponto turístico e religioso da cidade, que desde as primeiras horas do dia começou a receber visitantes e romeiros.

Tanto a estátua, quanto a Capela do Bom Jesus do Horto, o Museu Vivo e os demais passeios nas imediações passaram por dedetização profunda, a fim de garantir a segurança sanitária de todos os visitantes. Na localidade, 15 soldados compuseram a equipe responsável pelo trabalho, sob comando do Major Brezolini. A atividade ocorreu das 5h às 6h, permitindo a circulação de pessoas logo em seguida.

Dona Josenice, romeira de Pernambuco, pôde aproveitar nesta manhã a reabertura do local, e contou que já sentia saudades de visitar o espaço sagrado do “Padim”.

“Graças a Deus, apesar dos pesares, nós estamos voltando a ativa. Eu já estava com muita saudade, pois já faz parte da minha rotina vir aqui todos os anos. Está maravilhoso, ainda mais com tudo corretamente como deve ser. Álcool em gel, medição de temperatura e sem muito excesso de pessoas”, afirmou.

Técnicos aferem a temperatura dos visitantes. Foto: George Wilson

Na entrada de acesso principal a estátua, equipes do Santuário Sagrado Coração de Jesus, da rede Salesiana, fazem constantemente o controle de acesso dos visitantes, conferindo se estes utilizam máscara, aferindo a temperatura e aplicando álcool em gel nas mãos. Tanto a região da estátua quanto o caminho até o Santo Sepulcro ficam abertos das 7h às 12h e das 14h às 17h.

“O uso de máscaras é obrigatório, bem como a aferição da temperatura corporal através do pulso. Desde a reabertura das visitações, todos tem seguido a risca os protocolos”, disse o agente Demóstenes, integrante de equipe de fiscalização.

Outra novidade a destacar, são as novas recomendações para os fiéis que fazem penitencia na estátua do Padre Cícero. Ao redor da escadaria de acesso, adesivos azuis delimitam o distanciamento necessário para àqueles que façam suas orações em pé, ou mesmo ajoelhados diante do monumento. O mesmo segue durante a escadaria e pelo mirante da estátua.

Sinalizações no chão indicam a distância entre fiéis ao redor da Estátua do Padre Cícero. Foto: George Wilson  


BADALO 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)