Escola de Saúde Pública lança de aplicativo para profissionais de saúde

Blog do  Amaury Alencar
0

 






O app iSUS já pode ser baixado na loja de aplicativo do celular. (Foto: Reprodução de Tela)


O app iSUS já pode ser baixado na loja de aplicativo do celular. (Foto: Reprodução de Tela)


A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) lança nesta segunda-feira, 14, o iSUS, um aplicativo para auxiliar profissionais de saúde na adoção de condutas no cuidado ao paciente. O lançamento marca o início da programação “SUS no Ceará: 30 anos, Saúde Para Todos”. Ao longo da semana, a escola disponibilizará uma série de atividades desenvolvida em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), hospitais da rede pública do Governo do Ceará e movimentos sociais para celebrar os 30 anos de regulamentação do sistema.

"A Escola de Saúde tem na missão dela fortalecer o SUS através do conhecimento, da informação", comenta Marcelo Alcântara, superintendente da ESP. Segundo ele, a ideia é fazer uma semana de conscientização sobre história e importância do SUS e disponibilizar conteúdo informativo à população.

Ainda segundo o superintendente, o contexto de pandemia ressalta ainda mais a relevância do Sistema: "Precisamos ter uma releitura do que é o SUS para cada um de nós, o que representa para nossa vida e para a geração futura", acrescenta. Marcelo acredita que, hoje, o grande desafio é aperfeiçoar o SUS, tarefa que é responsabilidade de todos nós, nas suas palavras.


A partir desse pensamento, surgiu a ideia do aplicativo iSUS. "Serve pra acompanhar o profissional de saúde no dia a dia. No aplicativo, o profissional acessa o protocolo de manejo do paciente com Covid-19, por exemplo", diz Alcântara. Além de informações sobre prontuários, o app também concentra conteúdo como história do SUS e os novos projetos para área de Saúde no Ceará. O acesso é livre e o app já pode ser baixado pelo profissional de saúde.

Ao longo da próxima semana, a Escola de Saúde Pública realizará ainda outras atividades para comemorar a regulamentação do sistema público de saúde no Brasil. O objetivo é discutir e refletir sobre os avanços, conquistas e desafios da saúde pública, além de reforçar a importância do SUS para o País.

Nos canais oficiais da ESP/CE no YouTube e Instagram serão realizadas entrevistas, webinares e lives em diferentes temáticas sobre o SUS, com a participação da sociedade civil, trabalhadores do SUS, conselhos de saúde, estudantes, professores, lideranças dos movimentos sociais, pesquisadores e especialistas em gestão pública.

Programação do SUS no Ceará: 30 anos, Saúde Para Todos

 

Segunda-feira (14/09) - Lançamento iSUS
Webinar YouTube @espceara - 19h - Desenvolvimento Social e Direito à Saúde no SUS: Desafios de promover acesso com qualidade

Terça-feira (15/09) - Live Instagram @espceara – 19h - Acolhimento e Cuidado: a humanização no SUS

Quarta-feira (16/09) - Live Instagram @espceara - 19h - Trabalho e Inovação na Saúde

Quinta-feira (17/09) - Webinar YouTube @espceara – 19h - Política e Gestão do SUS: o desafio de promover saúde com eficiência e sustentabilidade
Live Instagram @espceara – 19h - Avanços e desafios da formação em saúde nos 30 anos do SUS

Sexta-feira (18/09) - Live Instagram @espceara – 19h - Inovação e pesquisa no Ceará

Sábado (19/09) – Hasteamento da bandeira do SUS

Mais sobre o aplicativo

 

Desenvolvido durante a pandemia do novo coronavírus, o aplicativo iSUS permite acesso personalizado a manuais, protocolos e notas técnicas elaborados e atualizados constantemente. A ferramenta contribuirá ainda para um cadastro de toda a força de trabalho existente no SUS do Ceará. Para isso, o profissional de saúde participará de um cadastramento, que também implementa o perfil do usuário no app e prioriza as informações disponíveis de acordo com sua área de atuação. O app tem ainda como proposta, apesar de o Ceará seguir a tendência de queda nos casos de Covid-19, manter os profissionais de saúde atualizados sobre a enfermidade. 

Disponível gratuitamente para celulares com sistema Android ou iOS, o aplicativo também disponibiliza um protocolo digital do manejo clínico do paciente, uma das principais funcionalidades disponíveis, que apresenta todos os estágios da Covid-19 e traz uma série de recomendações para a abordagem clínica adequada para o processo de recuperação do paciente com base em evidências científicas.

O iSUS foi desenvolvido pela ESP/CE em parceria com a consultoria em tecnologia ThoughtWorks e o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do projeto “SMART Health”, desenvolvido em parceria com o Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído (GESAD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Aniversário do SUS

 

Criado efetivamente pela Lei Orgânica de Saúde Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, o SUS é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo pelo acesso integral, universal e gratuito.

Para dar conta de tantas demandas num país de dimensões continentais, o sistema conta com uma rede que engloba a Atenção Primária, além de serviços de média e alta complexidade, como transplantes de órgãos. Também estão inclusos os serviços de urgência, emergência e atenção hospitalar, além de atividades ligadas à assistência farmacêutica e às vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)