Centec conclui projeto de inclusão digital com 148 alunos durante a pandemia

Blog do  Amaury Alencar
0

 






Na próxima sexta-feira (25/09), às 10h, o Instituto Centec realiza uma cerimônia virtual para conclusão do Projeto de Inclusão Sociodigital (PISD), oferecido pela primeira vez pela Internet devido ao período de isolamento social. Cerca de 140 jovens dos municípios de Brejo Santo, Beberibe, Fortim, Itaiçaba, Limoeiro do Norte, Quixeré, Jucás e Santa Quitéria participaram da capacitação, que teve início de forma presencial no início do ano, mas foi o primeiro curso do Centec a ser retomado de forma extraordinária por meio do ensino remoto.

A formação, que tem uma carga horária robusta de 280 horas, abrange conhecimentos interdisciplinares essenciais para profissionais do novo milênio: tecnologia da informação, marketing pessoal, relações interpessoais, arte e design, atendimento e comunicação, competências administrativas, libras e inglês. Este curso é ofertado pelo Centec desde 2018 por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Prefeituras Municipais.

Participarão do encerramento, o presidente do Centec, Silas Alencar; o secretário da Secitece, Inácio Arruda; o diretor de Extensão Tecnológica do Centec, Hermínio Lima; além de coordenadores dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), professores, estudantes e demais convidados. “Iniciamos este curso de forma presencial, mas devido à pandemia e pelo grande senso de responsabilidade que temos com cada aluno, decidimos manter as atividades, nos adaptar ao ensino remoto e lutar para não perder o foco, mesmo com as dificuldades. Chegamos ao final com a consciência de dever cumprindo e muito felizes por termos atingido ao nosso objetivo principal, que é o de promover a consciência cidadã nestes jovens”, comemora Silas Alencar. (assista o vídeo)

O evento contará, ainda, com a exibição de um vídeo com depoimentos de alunos, familiares e educadores, além da apresentação dos alunos de Quixeré que interpretarão a música “Aquarela” em Libras.

Serviço

O quê: Conclusão do PISD 2020.1

Quando: 25 de setembro, às 10h

Link de acesso

Projetos sociais executados

Além de aulas teóricas, o Projeto proporciona para todos os alunos uma vivência na criação e desenvolvimento de projetos sociais de curto prazo com o objetivo de estimular a consciência cidadã. Todas as ações foram realizadas no primeiro semestre de 2020 e respeitando as orientações das autoridades sanitárias. Confira a seguir um resumo de cada ação:

Brejo Santo

Realização da campanha “Pandemia x saúde mental: vamos falar sobre isso?” para discutir os efeitos do isolamento social na saúde mental. Foram criadas páginas em rede sociais, realizadas palestras com psicólogos, além da organização de consultas gratuitas com profissionais para, aproximadamente, 200 pessoas.

Jucás

Criação de logomarcas e divulgação por meio de redes sociais para pequenas empresas e autônomos do município, para fortalecimento dos negócios locais durante a pandemia. Foram beneficiadas 10 empresas.

Santa Quitéria

Criação de um Sistema de Prontuário Medico Municipal (SISPROMEM) para informatizar os processos de atendimento e encaminhamento de pacientes do município, de modo atender as Unidades Básicas de Atendimentos (UBS). Além disso, também foram arrecadados alimentos para 20 famílias carentes do município.

Limoeiro do Norte

Criação de um vídeo sobre vivências de aprendizagem em tempos de pandemia voltado para a comunidade escolar do município de Limoeiro do Norte.

Quixeré

Campanha com vídeos nas redes sociais sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fortim

Produção de vídeos para a comunidade escolar do município, nas modalidades de ensino, pré-escola e ensino fundamental I para difundir informações, cultura, recreação, artes e dicas de saúde, valorizando o espaço remoto e superando os desafios nesse tempo de pandemia.

Itaiçaba

Realização do curso “Office one oh one” com conceitos e técnicas de edição e manipulação de textos e planilhas no Word e Excel para otimização do tempo, para professores e gestores do CEI Maria Moreira.

Beberibe

Distribuição de cestas básicas, materiais de higiene e distribuição de roupas usadas para 15 famílias carentes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)