UFCA LANÇA PROJETO TRILHAS DO APRENDIZADO NO CARIRI

Blog do  Amaury Alencar
0

 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Cariri (Prae/UFCA) lança, nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2020, o projeto “Trilhas do Aprendizado Remoto”: uma iniciativa que busca oferecer acolhimento e suporte pedagógico/psicossocial aos discentes da instituição, durante a rotina de estudos em casa. O projeto foi pensado após a aprovação do Período Letivo Especial na UFCA (link para uma nova página), pelo qual a Universidade, em caráter excepcional, vai ofertar aulas remotas, em consequência da pandemia de Covid-19 e da necessidade de manter o distanciamento social até que se estabeleça cenário epidemiológico compatível com o desenvolvimento de atividades presenciais. 

Os estudantes que aderirem às aulas remotas na UFCA vão precisar enfrentar desafios próprios dessa modalidade de Ensino, como conciliar a rotina doméstica com os estudos, estudar com reduzida interação social e lidar com as limitações tecnológicas. De acordo com a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFCA, Liana Esmeraldo, a intenção do projeto “Trilhas” é minimizar essas dificuldades: “A partir do momento em que houve a questão do cuidado com a preparação dos docentes [da UFCA] para o Ensino remoto; da mesma forma, na outra frente, os estudantes também precisariam ser preparados e acolhidos para o aprendizado remoto, porque é importante também que eles [discentes] sejam bem-sucedidos. Foi assim que surgiu a ideia do projeto, com [oferta de] suporte tanto pedagógico quanto psicossocial (…). O objetivo é instrumentalizar os estudantes de informações e conhecimentos que possam ajudá-los a passar por esse processo de atividade remota da melhor forma possível, entendendo que é um momento novo para todos nós”, disse Liana. Pelo projeto, a Prae/UFCA, com apoio da Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA), vai elaborar materiais como vídeos, podcasts e informativos digitais, para que os discentes tenham acesso a conteúdos úteis sobre temas como saúde mental, autorregulação do aprendizado, hábitos de estudos, saúde ocular, saúde nutricional e higiene do sono.

 Esses materiais serão publicados nos perfis oficiais da UFCA em redes sociais digitais. Dentre as ações do programa, haverá um ciclo de rodas de conversa on-line, com três encontros virtuais, entre os dias 19 de agosto e 16 de setembro de 2020, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições serão limitadas e devem ser realizadas entre 12 de agosto e 15 de setembro. O certificado de participação será disponibilizado para cada encontro, conforme frequência dos participantes no dia da roda de conversa. Instruções para inscrição – Ciclo de Rodas de Conversa Os estudantes interessados em participar das rodas de conversa precisam ter um e-mail institucional, por meio do qual vão receber o link de acesso ao evento virtual, após a inscrição. Esse link será enviado ao e-mail institucional dos participantes no dia do evento. Quem ainda não tiver um e-mail institucional, pode solicitá-lo aqui (link para uma nova página). Em caso de dificuldade, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) deve ser acionada, pelo e-mail atendimento.dti@ufca.edu.br Programação – Ciclo de Rodas de Conversa Roda de conversa “Ressignificando a produtividade e a aprendizagem em tempos de pandemia” Data: 19 de agosto Horário: de 15h a 16h30 Local: google Meet Facilitadores: Yane Machado (psicóloga) e Tairone Lima (pedagogo) Roda de conversa “Autorregulação do aprendizado no contexto remoto” Data: 2 de setembro Horário: de 15h a 16h30 Local: google Meet Facilitadores: Ana Virgínia Mendes (psicóloga) e Aldevânia Pereira (pedagoga) Roda de conversa “Saúde mental e mundo digital” Data: 16 de setembro Horário: de 15h a 16h30 Local: google Meet Facilitadores: Roosevelt Ibiapina (psicólogo) e Dennysson Teles (psiquiatra) Serviço Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) Projeto Trilhas do Aprendizado Remoto apoiodiscente.prae@ufca.edu.br

Fonte: https://ufca.edu.br

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)