SDA apresenta critérios para projetos produtivos e de abastecimento de água do São José IV

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), apresentou os primeiros detalhes para a execução da nova etapa do Projeto São José. Durante webinar com a participação do secretário Francisco De Assis Diniz, nesta quinta-feira (13), os principais critérios de elegibilidade de projetos de inclusão econômica e abastecimento de água foram detalhados por técnicos da pasta e representantes do Banco Mundial.

De acordo com o gestor estadual, uma das metas para os próximos anos de execução do São José é apresentar nova configuração em investimentos. “Quando do lançamento do edital, trabalharemos as iniciativas com foco no acesso a mercados, inclusão social, sistemas de abastecimento de água e saneamento rural, módulos sanitários, reuso de águas cinzas e o fortalecimento institucional com capacitações de jovens e agricultores familiares contemplados pelo PSJ-IV”, revelou De Assis Diniz.

Para a economista do Banco Mundial, Bárbara Farinelli, painelista no webinar, haverá predisposição a olhares mais amplos tendo como horizonte a comercialização dos produtos da agricultura familiar. “No São José III focamos na agroindústria e no processamento, porém agora dialogaremos com as organizações acerca de suas habilidades e oportunidades, desde a produção primária, às capacidades humanas de empreendedorismo e cooperativismo organizacional a partir da comercialização”, explica Farinelli.

Produtivo e inclusão econômica

Agricultores familiares, presidentes de associações comunitárias, cooperativas e gestores municipais interessados no apoio a projetos produtivos e de inclusão econômica devem observar os critérios de constituição com mais de dois anos de funcionamento regular; 70% dos seus beneficiários de posse de DAP; comprovarem experiência com a comercialização de produtos oriundos de suas bases produtivas; comprometimento com a implantação de boas práticas produtivas para melhoria da produtividade e resiliência climática; a ampliação da equidade de gênero e valorização dos jovens (15 a 29 anos); capacidade de aportar as contrapartidas estabelecidas pelo Projeto – mínima obrigatória de 8% (oito por cento) do valor dos investimentos realizados pelo subprojeto; e comprometer-se com as salvaguardas ambientais e sociais descritas pelo Projeto São José.

Segundo a especialista em Desenvolvimento Social do BM, Juliana Paiva, a sustentabilidade dos projetos apoiará o desenvolvimento social. “Para tanto o São José IV foi desenhado para incluir mulheres, na questão de redução das desigualdades de gênero. Teremos a oportunidade de capacitação, em que homens e mulheres serão convidados a refletir o trabalho das mulheres na agricultura familiar e seu protagonismo. E o papel muito importante dos jovens, pensando na sucessão familiar e na criação de oportunidade para a permanência desses jovens no meio rural. Não retirá-los de lá, mas dar oportunidades no meio rural. Também destacamos a chamada específica para povos tradicionais e comunidades originarias”, destacou a integrante do painel virtual.

Abastecimento e saneamento rural

Os critérios para projetos de abastecimento de água e saneamento rural consideram o Índice Municipal de Alerta (IMA) nas faixas “Alta” e “Média-Alta”; anuência do município para as obras; arcabouço jurídico do Sisar (incluindo a adesão da comunidade a gestão); projetos que contemplem a universalização do abastecimento de água nas localidades; e o mínimo de 50 famílias (sistemas com menos de 50 famílias apenas serão incluídos com estudo de viabilidade indicando o gerenciamento pelo Sisar).

Integração será marca entre a garantia da água e a inclusão econômica. O coordenador do Projeto, Lafayete Almeida, garante que se no plano de desenvolvimento comunitário estiver atrelado à execução de uma projeto produtivo a necessidade de garantia de água para viabilidade do projeto ele poderá ser postulado. “Água é para nós do São José de extrema importância, pois assegura a permanência das pessoas nas comunidades e são muitos os relatos de vidas transformadas a partir de sistemas implementados nesta construção”.

Assista mais

O webinar “Projeto São José IV: Promovendo o Desenvolvimento Rural Sustentável do Ceará” pode ser conferido na íntegra pelo canal da SDA no YouTube. Outras informações também estão disponíveis na home do órgão estadual.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)