Robôs são criados com material reciclado por jovem em Ibicuitinga

Blog do  Amaury Alencar
0

O trabalho com robótica do jovem Lucas Ferreira, de 20 anos, ganhou as redes sociais após o morador da cidade de Ibicuitinga no interior do Ceará, a 197 km de Fortaleza, construir três protótipos de robôs utilizando apenas sucata de eletrodoméstico e materiais recicláveis disponíveis em casa. Conhecido como ‘Gênio de Ibicuitinga’, Lucas finalizou, neste sábado (1º), um sensor de proximidade de obstáculos para auxiliar deficientes visuais. Cada projeto leva, em média, uma semana para ser finalizado.

                                

                                                  

Egresso da rede pública estadual, o estudante garante que todos os projetos nascem primeiro ‘na imaginação’ antes de serem materializados. O Colossus, um dos robô mais recentes, levou cerca de sete dias para ficar em pé. Para conseguir montar e mover as estruturas, o jovem utiliza conceitos da engenharia mecânica, como o ‘pulso magnético’.

As principais referências, diz o inventor, vêm de empresas estrangeiras da área de robótica, como a estadunidense Boston Dynamics, que constrói estruturas autônomas com inteligência artificial. “Eu assisto muito os vídeos deles. Quando eu gosto de algo tento replicar através da técnica de engenharia reversa”, explica o jovem. A engenharia reversa é uma técnica usada por engenheiros para entender o funcionamento de dispositivos. Ela consiste em desmontar e remontar um aparelho para perceber as conexões.

Neste sábado, ele começou e finalizou outro trabalho: um aparelho para auxiliar deficientes visuais. As únicas peças usadas pelo inventor foram um boné e sensor de mouse. “Serve como um aviso para proximidade de obstáculos. Quando o deficiente chegar perto de alguma estrutura, o aparelho apita”, elabora o jovem, que pretende cursar Engenharia da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Orgulhosa do trabalho do filho, a diarista Cícera Ferreira, 38, relembra que a paixão pelos estudos e a dedicação em aprender coisas novas são a marca de Lucas. Cícera conta que descobriu o interesse do inventor pela tecnologia quando o rapaz começou a pedir peças de eletrodomésticos velhos.

G1-Ce.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)