PROJETO ECOLOGICAMENTE CORRETO, CONSERVOU E FORTALECEU A IDENTIDADE LOCAL DA COMUNIDADE DA CHAPADA NO MUNICÍPIO DE BARROQUINHA, PRESERVANDO NA SUA INTEGRIDADE OS MANGUES QUE SÃO PATRIMÔNIO NACIONAL CHAMA A ATENÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO, UM PROJETO DIGNO DE SER REPLICADO BRASIL AFORA.

Blog do  Amaury Alencar

Os Jovens Protetores dos Manguezais da Chapada - GUARDIÕES DOS MANGUES, liderados pelo jovem ambientalista ELENILSON GOUVEIA DE CARVALHO entendendo que eles também poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável do Município, estão fazendo uma REVOLUÇÃO SILENCIOSA na sua comunidade, com a implementação do Projeto Revitalização do Porto do Rio nos Mangues da Chapada de forma equilibrada e respeitando a Natureza, dela nada retirando pelo contrário, estão trabalhando sua recuperação em áreas degradadas, mantendo os mangues no seu estado natural e equilibrado, realizando mutirão de limpeza, campanhas e palestras de Educação Ambiental sobre o ambiente onde vivem e moram. 
A juventude lembra, que apenas estão protegendo o local onde os MANGUES não poderão serem usados para quaisquer fins, esse é uma área de proteção permanente que merece toda a nossa atenção e a Comunidade está atenta quanto a importância desse ecossistema. Nossas atenções estarão voltadas para as características originais dos mangues que integra, para todos os fins, o rio no qualç se faz presente. Portanto os Manguezais é um Patrimônio da União, do povo brasileiro, que deverá ser preservado na sua integridade.
Em uma semana de ação em benefício dos residentes, preocupados unicamente com o COLETIVO, se uniram para potencializar suas ideias e anseios dos moradores, que consistia em dar aos jovens um lugar ao Sol, onde fosse possível eles se desenvolveram, realizarem suas atividades lúdicas e praticarem seus esportes preferidos e contemplarem as belezas cênicas naturais existentes na comunidade. Esses jovens fizeram o que ninguém fez até o momento, "eles partiram para a ação coordenada respeitando o Meio Ambiente", o que é digno de apoio e elogio.
Duas barracas foram erguidas objetivando monitorar os mangues, servir de apoio as reuniões, campanhas educativas e esportivas, contemplar as belezas cênicas locais, o nascer e  pôr do Astro Rei, o SOL, são momentos únicos que nos emociona além de oferecer um pouco de conforto a comunidade local e aos visitantes, irão usufruir um local com sombra antes, com o Sol escaldante, era humanamente impossível ficar por muito tempo.
AQUI, NESSE ESPAÇO, PROTEGEREMOS NA SUA INTEGRIDADE OS MANGUES, NÃO PERMITIREMOS A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, AQUI É O PORTO DO SOSSEGO, PERMITIREMOS APENAS O QUE FOR SAUDÁVEL PARA NOSSA SAÚDE, ASSIM ESTAREMOS PRESERVANDO NOSSAS VIDAS, É A DECISÃO DO GRUPO, ELES MOSTRAM MATURIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL E CULTURAL. 
Medida essa que mereceu apoio irrestrito da comunidade, o local é interativo, um espaço público de lazer que irá incrementar o TURISMO ECOLÓGICO e o TURISMO DE AVENTURA, com isso, ganha o Município, além de valorizar as terras que fazem fronteiras com esse espaço.

A APRECE - ASSOCIAÇÃO DOS PREFEITOS DO ESTADO DO CEARÁ, AGENDARÁ UMA VISITA AO LOCAL, TERÁ ENCONTRO COM OS GUARDIÕES DOS MANGUES DA CHAPADA PARA OUVI-LOS, PROJETO ESTE QUE PODERÁ SER REPLICADO NOS MUNICÍPIOS QUE TENHAM MANGUEZAIS EM SEU TERRITÓRIO.

O Diretor de Assuntos Institucionais da APRECE, EXPEDITO JOSÉ  DO NASCIMENTO (ex Prefeito de Piquet Carneiro por duas vezes e ex Presidente da APRECE), informou ao jovem ambientalista e líder do grupo Elenilson Gouveia de Carvalho, que irá pessoalmente a comunidade da Chapada, visitar a ação e ao mesmo tempo terá um bate papo com eles. Elogiou a ação e se disse maravilhado com a atitude dessa juventude, preocupada com o bem estar social coletivo. Uma radical mudança e um exemplo que nos dignifica por vim da juventude.

Nós, integrantes do Projeto GUARDIÕES DOS MANGUES DA CHAPADA, agradecemos o apoio e orientações do ambientalista Jorge de Moura, da mídia que nos ajuda na transparência de nossas ações, a Prefeitura Municipal de Barroquinha que teve sensibilidade fechando PARCERIA conosco, nos apiou de imediato, nos dando condições para melhorias do local, parceria essa que não podemos abrir mão. Nosso obrigado ao BLOG do Amaury de Alencar e ao SITE Matheus Repórter Cariri, que nos apoiaram desde o início e assim esperamos, deixar um projeto sólido em nossa comunidade onde todos possam usufruir. Estamos fazendo nossa parte. Nossos agradecimentos a DEUS, por nos proporcionar saúde e sabedoria e a nossa FAMÍLIA os grandes incentivadores dessa empreitada em favor do COLETIVO, disse com entusiasmo o jovem ambientalista Elenilson Gouveia de Carvalho, que tem endosso dos demais companheiros, BRAVOS COMPANHEIROS.