Maria Assunção Moreira, conhecida por Dona Mimosa, completa neste sábado, 15 de agosto, 108 anos de nascimento, em Várzea Alegre

Blog do  Amaury Alencar
0

 Maria Assunção Moreira, conhecida por Dona Mimosa, completa neste sábado, 15 de agosto, 108 anos de nascimento.

Nascida no ano de 1912, a senhora é do Sítio Lagoa Redonda, Zona Rural de Várzea Alegre, ela ganha o posto de mais idosa do município, posição deixada por Ana Leandro Bitu, do bairro Sanharol, falecida no dia 04 de fevereiro deste ano, ela morreu com 108 anos.

Dona Mimosa casou-se com Cândido Euzébio de Lima (in memoriam), que é natural de Lavras da Mangabeira. O relacionamento deles durou 50 anos, até a morte do companheiro.

Com ele não teve filhos biológicos, por conta de um problema de saúde, porém, se tornaram pais adotivos. É que uma das irmãs de Dona Mimosa, Maria Aucides (in memoriam), teve filhos gêmeos, então, ela fez doação de uma das filhas a Dona Mimosa, o nome da filha adotiva é Maria das Graças, conhecida por Graça.

A história de adoção não termina aí não, ela foi mãe de Maria (Im memoriam) e Josimar (Im memoriam) e acolheu como filha, Vicência Barbosa, que atualmente vive em Fortaleza. A família de Graça, sua filha, tem quatro netos (Marcus Jean, Raniery, Weviton e Jullierme) e três bisnetos (Daniel Mezaky, Sofia e Lavínia).

Nordestina destemida, Dona Mimosa e seu esposo foram proprietários de um engenho de cana de açúcar na região.

A sua vida religiosa foi dedicada à paróquia do município de Lavras da Mangabeira, onde participava das missões recepcionando bispos, padres da região e segundo o seu neto, Julierme de Oliveira, ela recebeu até o Frei Damião de Bozzano, em sua vinda à cidade de Lavras e ainda assistiu à missa do Pe. Cícero Romão Batista.

Suas características nordestinas não se resumem somente a esses acontecimentos não, ela ainda chegou a conhecer um grupo de cangaceiros, do sertão nordestino.

Atualmente é cadeirante, reside no Centro de Várzea Alegre, mais precisamente na Av. Luiz Afonso Diniz. Não perdeu os bons costumes e guarda em sua memória fatos que marcaram a sua vida.

Pertencente ao grupo de risco do novo coronavírus, está isolada, o que a pode tornar vencedora de mais uma pandemia de tantas sofridas. O esforço é necessário e pertinente, porém, visitas ilustres, como a de Vicência, de Fortaleza, neste aniversário, ficaram de fora de mais uma contagem de nascimento.



A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up


fonte:várzea alegre.com.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)