Com a suspensão do atendimento presencial, devido à pandemia do novo Coronavírus, o INSS percebeu que era preciso oferecer mais uma opção para requerentes que não conseguem utilizar os serviços remotos para anexar documentos em cumprimento de exigências de seus processos.

                                       INSS antecipa pagamento de um salário mínimo de auxílio-doença ...

                                        Foto > A critica. Com. br 


A chamada “Exigência Expressa” vale em todo o país para que os segurados depositem em urnas na entrada das Agências a documentação solicitada pelo instituto para ser anexada ao requerimento pelo aplicativo Meu INSS.

Como funciona?
É preciso agendar pelo telefone 135 ou pela Internet (www.meu.inss.gov.br), com o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna.
Ao agendar o serviço de Exigência Expressa, deve-se preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações” e juntá-lo a um envelope lacrado, com cópia de RG e dos documentos apontados na exigência. O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.
As urnas ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para proteger a saúde das pessoas, o cumprimento de Exigência Expressa ocorre sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências. O segurado também não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos.
Não são aceitos documentos originais e nem as cópias precisam ser autenticadas em cartório. É necessário, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. A autenticação só é obrigatória quando a exigência ao segurado é que apresente procuração para fins de recebimento de benefício. As urnas não aceitam exigências quanto à antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

Por que as exigências são emitidas?
Os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos em sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. É fundamental, para a conclusão da análise, que sejam anexadas as cópias de todos os documentos solicitados. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.
As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço, mas, durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentos adicionais para a conclusão do processo. Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve acessar o Meu INSS, ou ligar 135, ou ainda o Whats App (61) 8638-8396, ou os telefones de plantão de dúvidas das Agências.

Mais informações: www.inss.gov.br

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib