Cresce número de animais abandonados durante a pandemia

Blog do  Amaury Alencar
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que há cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do Brasil. Na atual situação de pandemia do novo coronavírus, o cenário tem colaborado para agravar ainda mais essa estatística. Fatores como desemprego, redução na renda e até medo de contrair o vírus dos bichos, devido à disseminação de informações falsas, vem contribuindo para acentuar essa realidade.

Conforme a professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Inês Nunes Queiroga, o crescimento no número de animais abandonados constitui um grave problema na sociedade, levantando discussões importantes sobre o bem-estar animal e a responsabilidade ambiental.
Ainda segundo a docente, essa problemática é uma questão de saúde pública, já que muitos animais vagam pelas ruas sem controle sanitário, podendo gerar o aumento de casos de exposição a zoonoses. Não menos importante, o abandono dos animais ocasiona incidentes de agressão, bem como a ocorrência de acidentes de trânsito.
“Os animais abandonados passam a ser nomeados de animais errantes e as sequelas comportamentais e na saúde observadas neles são muitas vezes incuráveis. Esses animais deambulam pelas ruas sem vacinação ou qualquer outro controle populacional, permanecendo expostos a doenças e, de modo consequente, transmitindo-as”, explica a profa. Inês Nunes.
A docente salienta que os órgãos responsáveis pelo controle da população de animais sem tutor só obterão êxito no enfrentamento desse problema com a colaboração de toda a sociedade.
“Todos podem atuar de forma colaborativa, considerando as reais necessidades que um animal apresenta: investir em precauções como castração das fêmeas, espaço e ambientação, custos da criação, disponibilidade de tempo para devidos cuidados requeridos, alimento, água, cuidados médicos e a garantia do bem-estar animal”, destaca.

Abandonar animais é crime

A profa. Inês lembra, ainda, que o abandono ou maus-tratos a animais é considerado crime ambiental, conforme determinado no Artigo 32 da Lei 9.605/98. Atualmente, a pena prevista na Lei de Crimes Ambientais para esse tipo de conduta é de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa.
“A problemática do abandono precisa ser reconhecida como algo sério. Ao abandonar animais, estamos perdendo o controle de infestações por doenças que refletem gravemente na saúde do coletivo. É preciso reconhecer, também, a importância que os animais domésticos exercem na sociedade e, por último, o que deveria ser o princípio básico de um mundo civilizado: o respeito à vida”, enfatiza a profa. Inês.