Começa hoje Exposição Virtual Romarias no Memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Fundação Memorial Padre Cícero, em parceria com a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e a Diocese de Crato inaugura nesta terça-feira (21), a Exposição Virtual Romarias no Memorial Padre Cícero.
 
De acordo com a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, a ideia foi pensada como uma alternativa para levar até o público visitante, em especial ao público romeiro que não pode vir a Juazeiro do Norte durante a pandemia da Covid -19, um pouco da atmosfera que emana do lugar em épocas de romaria, quando pessoas de diversos lugares do país vêm ao município e se encontram para conhecer a terra da Mãe das Dores e se aproximar dos vestígios deixados pelo Padim.
 

A proposta foi viabilizada através de um edital de convocatória pública para receber fotografias e vídeos recentes, produzidos pelos visitantes de Juazeiro do Norte com a finalidade de organizar exposições virtuais que fossem acessíveis a partir de celulares, tablets, computadores e tvs, no recanto do lar de cada um, a qualquer hora.

"Adotando este formato conseguimos envolver o público neste trabalho de criação artística, deixando-o mais próximo da cidade do Padre Cícero, mesmo continuando em casa. Esperamos que todos gostem do resultado e colaborem com suas sugestões para que possamos aperfeiçoar os usos das ferramentas digitais e alcançar mais pessoas, mesmo quando as visitas presenciais ao Juazeiro do Norte já forem possíveis", ressalta Cristina.
 
A experiência foi iniciada com a seleção de registros sobre o Memorial Padre Cícero, produzidos desde a inauguração da sua nova exposição de longa duração (em setembro de 2019) até a Romaria de Candeias (fevereiro de 2020). Mas a proposta visa também ampliar os acervos fotográfico e audiovisual das instituições envolvidas nessa ação, a fim de montar novas exposições virtuais que tenham em foco outros lugares frequentados pelos devotos do Padre Cícero Romão Batista.