Cariri e Centro-Sul do Ceará começam a apresentar estabilidade nos números da Covid-19

Blog do  Amaury Alencar



Atualmente alvos de maior preocupação no Ceará quanto aos números da pandemia, as regiões Centro-Sul e Cariri apresentam tendência de estabilidade. Durante live na noite desta quinta-feira, 23, o governador do Estado, Camilo Santana (PT), afirmou que os indicadores apontam o término do pico de transmissão do coronavírus para esses territórios, em especial nos municípios maiores.

Juazeiro do Norte está em isolamento rígido, o lockdown, desde o dia 22 de junho, enquanto Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu entraram no regime uma semana depois, como forma de impedir o avanço da transmissão da Covid-19 no Centro-Sul e no Cariri. Estes cinco municípios permanecem em bloqueio total até, pelo menos, o próximo domingo, 26 de julho

Na transmissão ao vivo, o chefe do Executivo Estadual pontou que todo o Ceará registra queda de números do coronavírus, principalmente em Fortaleza, que segue com melhora nos números assistenciais e epidemiológicos e está na 4ª fase da retomada da economia.

A macrorregião de Fortaleza, e também a macrorregião Norte estão em melhora. A situação também está estável no litoral Leste e Jaguaribe. De forma geral, o Ceará tem diminuído os números da pandemia", aponta.

Camilo Santana declarou que as ações de enfrentamento à Covid-19 permanecem mantidas no Estado. Nesta semana, inciou-se a distribuição de cerca de 2 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre máscaras e luvas, para reforçar o trabalho de profissionais de saúde. O governador apontou ainda a ampliação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município de Crateús, com 10 leitos para atender a região do Sertão Central.

esta sexta-feira, 24, será realizada reunião do Comitê Científico estadual, onde é avaliado o andamento do plano de retomada da economia cearense. O retorno das atividades retiradas da fase 4 em Fortaleza, como academias, aulas presenciais de escolas, bares e eventos, deve ser discutido.

Coronavírus no Ceará

O Ceará registra 156.265 casos de Covid-19 e 7.411 mortes pela doença. O boletim foi atualizado às 17h08min desta quinta-feira, 23 de julho (23/07), na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). São 129.221 pacientes recuperados do novo coronavírus no Estado. Foram realizados 410.554 exames.

(O Povo)