Templo religioso realiza culto em Icó, descumprindo decreto governamental

Blog do  Amaury Alencar

As atividades religiosas ocupam a segunda fase de retomada da economia e atividades comportamentais no Ceará. Assim, as Igrejas poderão reabrir as portas e realizar celebrações com 20% de sua capacidade no período entre 22 de junho e 5 de julho.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

Isso se as fases anteriores ocorrerem sem nenhum problema. O governador Camilo Santana (PT) deixou claro em uma das suas lives, que se algo não sair como planejado tudo será reavaliado. Neste caso, as datas poderão sofrer alterações.

Em Icó, foi registrado na noite de ontem (20), um templo religioso localizado na avenida Josefa Nogueira Monteiro realizando um culto com suas portas abertas e pessoas dentro do ambiente, apesar de cadeiras e pessoas distantes umas das outras, a atividade religiosa continua sem suas atividades normais, pois de acordo com o decreto governamental, cidades do interior continuam com a fase de transição.
O plano de retomada da economia não avançou no Ceará nesta semana. Em transmissão ao vivo feita no início da noite do último sábado (13), o governador Camilo Santana decidiu manter Fortaleza na fase 1, o que já era esperado, e também o restante do Interior na fase de transição do plano. Os municípios da Região Norte devem seguir com critérios mais rígidos, especialmente, em Aracaú, Camocim, Sobral e Itarema - as quais permanecem com recomendação de lockdown.
"Todo o interior do Ceará se manteve na fase de transição e a região Norte fizemos isolamento social rígido. É a região que mais nos preocupa agora. Há uma tendência de crescimento lá", destacou o governador.
Depois de autorizar a fase 1 para a retomada das atividades econômicas em Fortaleza, era esperado que outras regiões avançassem como a Capital, mas Camilo voltou a mencionar que os indicadores de saúde estão em primeiro lugar nas decisões e o comitê resolveu manter os estágios atuais.
"Fortaleza continua numa tendência de queda forte de casos, óbitos e demanda por leitos de UTI e enfermaria", confirmou, lembrando que a Capital só deve avançar para a fase 2 na próxima semana, se este cenário for mantido.
O governador fez questão de frisar que não se trata de um "retorno à normalidade" e que "a pandemia continua". "É um retorno gradual, sustentável e depende dos irmãos cearenses. É fundamental o uso de máscara e é proibida qualquer aglomeração. E todas as empresas são obrigadas a cumprir os protocolos. As prefeituras estão fiscalizando, a Polícia está nas ruas e só assim vamos conseguir avançar", disse Camilo Santana.
Os critérios levam em conta fatores como leitos, internações, óbitos e condições específicas de cada região ou cidade. Assim como nos demais setores, o funcionamento das Igrejas e demais templos religiosos dependerá do processo de monitoramento conduzido no Ceará.
Confira mais detalhes do planejamento:
01/06
FASE DE TRANSIÇÃO – INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL
Indústria química e correlatos; artigos de couro e calçados, cadeia metalmecânica e afins, saneamento e reciclagem, cadeia energia elétrica, cadeia da construção civil, têxteis e roupas; Comunicação, Publicidade e Editoração; indústria e serviços de apoio; artigos do lar; cadeia agropecuária; cadeia moveleira; tecnologia da informação; logística da informação; logística e transporte; cadeia automotiva; cadeia da saúde; Esporte, Cultura e Lazer.
FASE 01 – INDÚSTRIA, SERVIÇOS E COMÉRCIO (setores liberados para operar parcialmente)
Mesmos setores da fase de transição com mais liberações + Comércio de outros produtos; comércio e serviços de higiene e limpeza.
FASE 02 – 13 CADEIAS
CADEIAS DE MENOR RISCO, SEM LIMITAÇÕES. COMÉRCIO EM SHOPPINGS E SERVIÇOS.
Cadeias já liberadas nas fases anteriores, agora com funcionamento pleno. De forma parcial: Comunicação, Publicidade e Editoração; indústrias e
serviços de apoio; tecnologia da informação; assistência social; comércio de produtos não essenciais; alimentação fora do lar; atividades religiosas; Esporte, cultura e lazer.
FASE 03 - 12 CADEIAS
COMPLETA CADEIAS ANTERIORES DE ATIVIDADES SEM AGLOMERAÇÃO E DE ALTA VULNERABILIDADE
Na alimentação fora do lar, inclusão de restaurantes em horário noturno e barracas de praia
FASE 04 - 10 CADEIAS
Atividades de grande aglomeração + completa cadeias de atividades de baixa vulnerabilidade Completa a cadeia de alimentação fora do lar.


Portal Icó News