Juazeiro do Norte amplia realização de testes para coronavírus em quatro Unidades de testagem

Blog do  Amaury Alencar
Nesta segunda-feira (15), as quatro Unidades de Testagem para Covid-19 instaladas pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, em diferentes bairros da cidade, ampliaram a realização de testes rápidos para detecção da doença no município.

A Unidade localizada na Rua Vereador Antonio Braz, bairro Limoeiro, iniciou os atendimentos na última quarta-feira (10). No último sábado (13), foram realizados testes nas Unidades do Limoeiro e na do Frei Damião, localizada em frente ao CRAS do bairro.

As outras duas Unidades iniciaram os atendimentos nesta segunda-feira (15). Elas estão localizadas na Rua Monsenhor Esmeraldo, próximo à Igreja dos Franciscanos; e na Av. Leandro Bezerra com Rua Santa Rosa, próximo ao Memorial Padre Cícero. O funcionamento das Unidades será de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o teste rápido é indicado somente a partir do 8º dia do início dos sintomas da Covid-19, como febre, tosse seca e cansaço. No caso de não haver sintomas, a indicação é a partir do 8º dia do contato intradomiciliar com um caso positivo. Os critérios são necessários para evitar que o resultado seja um falso negativo.

Para realizar o teste é preciso apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço (ou o cartão da família que é feito pelo ACS). Se o teste der positivo, o paciente será encaminhado para avaliação médica.

Com a realização de mais testes rápidos, estão sendo identificadas mais pessoas infectadas, possibilitando as orientações quanto ao isolamento domiciliar para impedir a disseminação da doença, bem como iniciar o tratamento adequado à necessidade de cada caso.