EEM Santa Tereza publica seu primeiro Livro sobre a História de Altaneira

Blog do  Amaury Alencar


Apesar de toda turbulência causada pelos efeitos da pandemia do coronavírus, o ano de 2020 torna-se histórico para a EEM Santa Tereza com a publicação de seu primeiro livro, inscrito na Biblioteca Nacional com ISBN 978-65-80097-56-2, sobre a História de Altaneira.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Foto > Prof. Paulo Robson

Intitulado de Altaneira no Tempo e no Espaço: Uma Análise Histórico-Geográfica, o livro nasce de um projeto homônimo, que tinha como um dos principais objetivos, aprofundar o conhecimento histórico e geográfico sobre o referido município. Trabalhado entre 2018 e 2019, foi publicado pela editora Jogo de Palavras e produzido através de financiamento oriundo de Edital SEDUC: A Minha Escola é da Comunidade, sendo cotado por R$ 2.850,00.

Para isso, o projeto foi dividido em etapas, a primeira foi a preparação dos alunos para a pesquisa, a partir da realização de uma oficina de História Oral, ministrada pelo professor Luis Júnior. A segunda etapa se deu na escolha dos entrevistados e formulação das perguntas, para então partir para a terceira etapa, a realização das entrevistas. Foram entrevistados historiadores, ex-prefeitos, ex-vereadores e alguns cidadãos que foram contemporâneos de determinados momentos históricos de Altaneira.

Ainda na pesquisa de campo, foi elaborada um questionário por amostragem que tratava sobre o conhecimento que a população tinha acerca dos aspectos históricos e geográficos do município. Após a pesquisa foram realizadas aulas de campo com os alunos para então partir para a última etapa que culminou com a construção do livro, que foi a sistematização dos dados obtidos na pesquisa.

O projeto Altaneira no Tempo e no Espaço: Uma análise histórico-geográfica, foi apresentado nos anos de 2018 e 2019 nas feiras de ciências Local e Regional (CREDE 18), tendo obtido a nota 970 na avaliação dos jurados, na Feira de Ciências Regional em 2019.

O livro tem como autores os Professores Luis Junior, Reginaldo Venâncio, Tereza Darciene e Vinícius Freire e conta como colaboradores ex-alunos da escola.

Em função das restrições de distanciamento social, a apresentação do livro à comunidade escolar e o lançamento oficial será adiado para o segundo semestre de 2020, tão logo seja possível o retorno das atividades presenciais.

Blog  Ubuntu Notícias