Despacho do Presidente da Câmara põe fim a conflito de interpretação sobre composição de CPI em Tauá

Blog do  Amaury Alencar
Um despacho assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Tauá, vereador Felipe Viana, no início da tarde desta terça-feira(16), colocou um ponto final num conflito de interpretação criado por alguns vereadores sobre a composição da CPI que investiga denúncias de supostas irregularidades no Setor Pessoal da Prefeitura.
Na sessão ordinária virtual de ontem(15) e na reunião da CPI realizada na manhã desta terça-feira(16), o vereador Dr. Edyr Lincon sustentava, que não reconhecia a alteração na composição da CPI, por estar amparado pelo ato 002/2020 da Presidência da Câmara, apesar da liminar concedida ao vereador Marco Aurélio para retornar à Comissão Parlamentar e a rejeição dos embargos e efeito suspensivo solicitados pelo PP e os vereadores, Dr. Edyr e Alaor, decididos pelo Juiz da Comarca, Dr. Marcelo Durval Sobral Feitosa.
Hoje(16), o assunto foi novamente discutido na reunião da CPI pelo vereador Dr. Edyr mantendo seu posicionamento quando novamente teve sua fala contestada pelo presidente Marco Aurélio.
O vereador Wellington Jr. ao se pronunciar também questionou a legimitidade e legalidade da Comissão Parlamentar. Em resposta, o presidente da CPI, Marco Aurélio sugeriu que o parlamentar deixasse a comissão e questionasse a suposta ilegalidade junto ao plenário da Câmara ou na própria Justiça.
Documentação da CPI
Como os depoimentos das testemunhas convocadas foram adiados para quinta-feira(18), a partir das 9h da manhã, o presidente da CPI, Marco Aurélio disse que iria procurar o Presidente Felipe Viana para adotar as medidas necessárias no sentido reaver todos os atos da Comissão, que não se encontravam no prédio do legislativo e estavam em poder do então presidente Edyr Lincon.
Despacho da Presidência
No despacho emitido, o Presidente Felipe Viana faz um relato dos acontecimentos registrados desde a instalação da CPI, citando os atos publicados e a decisão judicial, que embasaram seu posicionamento. Ele anulou o ato 002 e confirmou que a CPI é composta pelos vereadores, Marco Aurélio(Presidente), Valdemar Jr.(Relator) e Wellington Jr(Membro).
Leia o Despacho
Portaria publicada na sexta-feira(12/06) nomeou a composição da CPI
Presidente requisita documentação da CPI num prazo de 24h
Por meio de Ofício encaminhado ao vereador Dr. Edyr Lincon, o Presidente Felipe Viana fixou um prazo de 24h para a devolução de todos os atos da CPI, em poder do parlamentar, para que os trabalhos possam continuar, evitando a necessidade de adotar outras medidas para reaver a documentação.

         Wilrismar Holanda