FORTALEZA-CE, BRASIL, 27-06-2020: Chegada de carregamento com 300 respiradores no aeroporto internacional Pinto Martins. Respiradores serão encaminhados em sua maioria para o interior onde a pandemia de COVID-19 teve aumento. (Foto: Aurélio Alves / O Povo) (Foto: AURELIO ALVES)
O Ceará recebeu neste sábado, 27, carga contendo 300 respiradores comprados na China para a viabilização de mais leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Covid-19 no interior do Estado. A aeronave com os equipamentos pousou no Aeroporto Internacional de Fortaleza por volta das 20 horas.
O secretário estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, esteve no local para receber os materiais. Conforme o gestor, a maioria dos respiradores será destinada às regiões Norte e do Cariri, onde há maior preocupação com o avanço da pandemia: "Com essa expansão devemos ampliar a rede de assistência no interior do Ceará, que é onde está a epidemia".
Clique na imagem para abrir a galeria
De acordo com Cabeto, a regiões Centro-Sul, com Iguatu e mais nove municípios, a região de Juazeiro do Norte e a de Várzea Alegre têm apresentado crescimento de casos e mortes pelo coronavírus. Além destes territórios, a região do Cariri se tornou alvo de preocupação.
"Hoje temos a região do Cariri como um foco importante. Nas duas últimas semanas nós tivemos um crescimento do número de óbitos e casos e com uma testagem maior, a gente tem identificado melhor. Então nós acreditamos que é preciso estabelecer uma política diferente para essas regiões, como tem sido desde o começo do plano de reabertura", pontua o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em coletiva de imprensa após a chegada dos respiradores.
Para combater o avanço da Covid-19 no interior, o governador Camilo Santana (PT) informou que a partir da próxima segunda-feira, 29, mais cinco municípios cearenses entram em lockdown: Tianguá (região da Serra de Ibiapaba, Noroeste do Estado) Crato e Barbalha (Cariri), Brejo Santo (Sul do Estado) e Iguatu (Centro-Sul). Sobral e Juazeiro do Norte.
o Povo 
Postagem Anterior Próxima Postagem