Barbalha tem crescimento de 250% nos casos de dengue em apenas um mês

Blog do  Amaury Alencar
Entre o mês de abril e maio deste ano, a cidade de Barbalha saltou de 110 registros de casos de dengue para 387. O número corresponde a 251,82% de crescimento em apenas um mês. Entre as confirmação no município, há um óbito pela doença.
Barbalha é uma das cidades mais quentes do Ceará em novembro
Foto > Wesley lima 
Em Barbalha, ainda 151 casos seguem em investigação e 258 foram descartados, de um total de 796 notificações.
O pico de notificações de acordo com o início dos sintomas ocorreu na semana de 19 a 25 de abril, chegando a mais de 110, com 60 confirmações.

Prevenção

O Ministério da Saúde alerta que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Também é recomendada a manutenção de calhas, instalação de telas em ralos e que mantenham caixas d’água e outros depósitos bem vedados.

Sintomas

Independentemente da infecção entre os quatro sorotipos da dengue, é comum o aparecimento de sintomas da doença. Os principais, segundo a Sesa, são:
  • Febre alta (maior que 38.5ºC)
  • Dores musculares intensas e ao movimentar os olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo
A Secretaria de Saúde do Estado orienta que quem apresentar algum desses sinais, deve procurar o posto de saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) mais próxima de casa.
 Badalo