URCA comemora conquista de dois novos mestrados para a Instituição

Blog do  Amaury Alencar



A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Departamento de Economia, obteve a aprovação do Mestrado Acadêmico em Economia Regional e Urbana. O resultado da aprovação foi divulgado pela Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),

Segundo o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, o parecer de avaliação reconheceu o novo programa como relevante para a região. Ainda apontou aspectos positivos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do Cariri nos últimos anos, além do reconhecimento qualitativo do Curso de Economia da URCA, um dos mais antigos do Nordeste.

“Em tempos tão desafiadores, esta é uma notícia que, embora traga mais desafios, acalenta de forma ampla, como resultado de envolvimento colaborativo”, avalia o Reitor. Ele agradeceu aos Professores do Departamento de Economia, Chefia de Departamento, além do importante apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, e ressaltou o reconhecimento à administração do então ex-Reitor, Professor Patrício Pereira Melo, período em que houve o encaminhamento da proposta de criação do novo mestrado.

Essa é a segunda importante conquista relacionada à Pós-graduação stricto sensu da URCA, divulgada durante os últimos dias. Com a ampliação do ingresso na rede de formação de professores em nível de mestrado, foi aprovada a participação da URCA no Programa de Pós-graduação em Rede com o Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES).

O objetivo será promover a qualificação do corpo docente do Centro de Artes Professora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da URCA, com ingresso na Rede Nacional, passando a integrar o conjunto das Universidades Associadas.

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES, iniciou suas atividades em 2014 em 11 universidades e em 2018, por meio de chamada pública, propôs ampliação da Rede com oferta de 5 vagas para ingresso de novas instituições. Em setembro de 2019, o CArtes recebeu comunicado da aprovação de seu projeto e candidatura, porém o ingresso de novas instituições associadas aguardava confirmação da CAPES. Com a ampliação da Rede, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES, passa de 11 para 15 universidades associadas e a URCA/Centro de Artes é a única estadual da região Nordeste a integrar a Rede Nacional.

O PROF-ARTES é um Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O Programa é voltado para a formação continuada de docentes de Artes da Educação Básica pública.

Para participar do PROF-ARTES os candidatos e candidatas deverão ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares e/ou Culturais Públicas. Durante todo o curso de mestrado, os selecionados deverão manter sua atividade na escola durante o Mestrado Profissional.