Movimentação em frente ao Hospital Leonardo Da Vinci, que atende pacientes com Covid-19 (Foto: Julio Caesar)
Movimentação em frente ao Hospital Leonardo Da Vinci, que atende pacientes com Covid-19 (Foto: Julio Caesar)
O Ceará teve nesta sexta-feita, 22 de maio, um novo recorde de casos confirmados em 24 horas. Foram 3.160 casos a mais que ontem. No total já são 34.573 casos e 2.251 mortos por Covid-19 no Estado. São  90 óbitos contabilizados em 24h. As novas mortes consideram a data de inclusão no sistema e não o dia em que ocorreram. Há ainda 19.765 pessoas que se recuperaram. Os números foram atualizados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), às 17h11min desta sexta

Até quinta-feira, 21 de maio (21/05), foram 31.413 casos confirmados e 2.161 mortes causadas por Covid-19. De quarta para quinta-feira, o Ceará teve o maior número de mortes computadas por Covid-19 em 24 horas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Foram 261 novas mortes contabilizadas no período. 

Desde o dia 23 de abril, a Sesa vem informando que o número de óbitos informados na plataforma IntegraSUS sofreria grandes alterações. Esta mudança pôde ser percebida na contabilização de mortes entre essa quarta-feira, 20, e essa quinta-feira, 21. A justificativa é a migração dos registros de mortes por Covid-19 no Estado acumulados no banco de dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) e da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir).

Entre as 261 mortes por coronavírus no Ceará contabilizadas entre os dias 20 e 21 de maio, há registros que estavam represados desde o fim de abril. De acordo com Ricristhi Gonçalves, coordenada de Vigilância Epidemiológica da Sesa, as informações de óbitos foram transferidas entre plataformas nos últimos dias. Com a mudança, um certo número de óbitos. confirmados ainda no fim do mês de abril, ficou preso entre um sistema e outro. Nesta quinta-feira, 21, novo e mais ágil sistema de notificações já está em vigor.
Tal situação apresenta outros precedentes. No dia 7 de maio de 2020, a Sesa alertou que dados dos dias 5 e 6 do referido mês só foram computados no dia 7 em decorrência de instabilidades no sistema do MS. Além disso, no dia 3 de maio, a pasta informou que os números de casos confirmados de coronavírus, cujo diagnóstico foi realizado pelo Laboratório Lacen, poderiam sofrer alterações por causa da persistência de instabilidade constatada no dia 24 de abril na plataforma DataSUS.
Os novos casos e novos óbitos são registrados de acordo com a data de confirmação, mediante o resultado dos exames. O dado não significa que as mortes tenham ocorrido nessa data, mas que houve o resultado do exame com a confirmação de que o paciente tinha Covid-19. 

Coronavírus: Números do Ceará 

47.211 casos em investigação
85.142 exames realizados
34.573 casos confirmados
2.251 óbitos
6,5% de taxa de letalidade
19.765 pessoas recuperadas


O POVO 
Postagem Anterior Próxima Postagem