Ceará chega a 35 mil casos de Covid-19, com 2.305 mortes e 20 mil recuperados

Blog do  Amaury Alencar



Movimentação na UPA do Bairro Edson Queiroz. Fortaleza é uma das cidades do Brasil com mais casos de coronavírus (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Movimentação na UPA do Bairro Edson Queiroz. Fortaleza é uma das cidades do Brasil com mais casos de coronavírus (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
O Ceará tem 2.305 mortes por Covid-19 registradas até este sábado, 23. São 54 óbitos notificados a mais que no dia anterior - o cálculo considera o dia em que os falecimentos foram incluídos no registro, não o dia em que ocorreram.

O Estado tem 35.070 casos confirmados do novo coronavírus. São mais 497 registros nas últimas 24 horas. O Ceará também computa 20.526 pessoas que se recuperaram da doença. As informações são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizadas às 9h21min deste sábado.


Desde o dia 23 de abril, a Sesa vem informando que o número de óbitos informados na plataforma IntegraSUS sofreria grandes alterações. Esta mudança pôde ser percebida na contabilização de mortes entre essa quarta-feira, 20, e essa quinta-feira, 21. A justificativa é a migração dos registros de mortes por Covid-19 no Estado acumulados no banco de dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) e da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir).

Entre as 261 mortes por coronavírus no Ceará contabilizadas entre os dias 20 e 21 de maio, há registros que estavam represados desde o fim de abril. De acordo com Ricristhi Gonçalves, coordenada de Vigilância Epidemiológica da Sesa, as informações de óbitos foram transferidas entre plataformas nos últimos dias. Com a mudança, um certo número de óbitos confirmados ainda no fim do mês de abril, ficou preso entre um sistema e outro. Nesta quinta-feira, 21, novo e mais ágil sistema de notificações já está em vigor.

Tal situação apresenta outros precedentes. No dia 7 de maio de 2020, a Sesa alertou que dados dos dias 5 e 6 do referido mês só foram computados no dia 7 em decorrência de instabilidades no sistema do MS. Além disso, no dia 3 de maio, a pasta informou que os números de casos confirmados de coronavírus, cujo diagnóstico foi realizado pelo Laboratório Lacen, poderiam sofrer alterações por causa da persistência de instabilidade constatada no dia 24 de abril na plataforma DataSUS.

Os novos casos e novos óbitos são registrados de acordo com a data de confirmação, mediante o resultado dos exames. O dado não significa que as mortes tenham ocorrido nessa data, mas que houve o resultado do exame com a confirmação de que o paciente tinha Covid-19. 

Coronavírus: Números do Ceará 

46.745 casos em investigação
85.539 exames realizados
35.070 casos confirmados
2.305 óbitos
6,6% de taxa de letalidade
20.526 pessoas recuperadas