Quixadá comemora com mensagens 90 anos de Dom Adélio Tomasin

Blog do  Amaury Alencar
Quixadá comemora neste dia 27 de abril o aniversário de 90 anos de um dos maiores benfeitores da cidade, o Bispo emérito Dom Adélio Tomasin. O homem que mesmo sem exercer cargo político administrativo conseguiu desde sua chegada realizar obras que trouxeram desenvolvimento sócio economico.

 

Nas redes sociais nesta segunda-feira (27) varias homenagens ao homem que escolheu a “Terra dos Monólitos” como sua morada. Neste período de isolamento as homenagens acontecem através de mensagens nas redes sociais.

Entre as benfeitorias realizadas enquanto Líder diocesano constam fundação do Hospital e Maternidade Jesus Maria José, idealização e construção do Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, tendo aberto caminho a facão até a referida localização do mesmo, iniciando a abertura da estrada em 1988 e colocado a pedra em 1993, o qual foi inaugurado em 11 de fevereiro de 1995, constando ainda a idealização e fundação da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Em 3 de janeiro de 2007, com quase 77 anos, teve que abdicar o governo pastoral da Diocese de Quixadá, por motivo de idade. Renuncia essa, expedida e aceita pelo Papa Bento XVI.

Dom Adelio Tomasin marcou seu bispado com grande desempenho empreendedor, desenvolvendo iniciativas que contribuíram para o crescimento da região, potencializando as condições de crescimento e melhoria socioeconômica da população local. Foi o idealizador e fundador da Faculdade Católica Rainha do Sertão – A Católica de Quixadá, que se tornou promotora na transformação de Quixadá como uma cidade universitária. Foi também um grande articulador junto ao Governo do Estado e às Instituições educacionais do Ceará para a criação de campi ou postos avançados de Instituições públicas que propiciassem o crescimento da oferta de cursos superiores na cidade e região. Fundou e manteve por muitos anos uma grande escola de nível técnico, gerando oportunidade de formação de milhares de jovens residentes na região, principalmente os oriundos das camadas sociais mais necessitadas.
Dom Adelio foi o Chanceler da CISNE – Faculdade Tecnológica de Quixadá, que idealizou em conjunto com um grupo de empresários de Quixadá, buscando corroborar com o desenvolvimento do Sertão Central Cearense, bem como de complementar o trabalho profícuo de inclusão social pela via do acesso à formação profissional e transformação da realidade socioeconômica pessoal e familiar da população local e circunvizinha.
Atualmente ele preside a Fundação Quixadaense de Fomento, mantenedora do REMANSO DA PAZ – Casa de Acolhida São João Calábria, que abriga em regime semi-aberto 40 idosos, para inúmeras atividades diárias. A Faculdade Dom Adélio Tomasim -FATAD mais uma instituição de cursos superiores em Quixadá.
Nós que fazemos o Sertão Alerta gostaríamos de desejar que todo o esforço deste grande empreendedor em desensenvolver a cidade chegando a contribuir com toda a Região, pedir ao Senhor do Universo muitos anos de vida para este sacerdote que contribuiu mas que apenas um lider religioso mas como um grande pai para os quixadaenses.


sertão alerta