51 bairros de Fortaleza registraram óbito por coronavírus; Barra do Ceará tem maior taxa de mortalidade

Blog do  Amaury Alencar



Fortaleza em 27 de março de 2020, Movimentaçao de pessoas em aglomeraçao no bairro messejana, em quarentena devido ao coronavirus, COVID-19. (Foto Fabio Lima)
Fortaleza em 27 de março de 2020, Movimentaçao de pessoas em aglomeraçao no bairro messejana, em quarentena devido ao coronavirus, COVID-19. (Foto Fabio Lima) (Foto: Fabio Lima)
Dos 121 bairros de Fortaleza, 51 registraram óbitos pelo novo coronavírus até esta quarta-feira, 15, de acordo com Boletim Epidemiológico semanal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A maior taxa de mortalidade está concentrada na Barra do Ceará, que tem seis óbitos e 21 casos confirmados — índice de 28,57% de mortes. Fortaleza teve 93 mortes no total, conforme a plataforma IntegraSUS.

De acordo com o informe, "particular atenção deve ser dada aos bairros que vêm registrando óbitos sem um número relevante de casos confirmados". A distribuição espacial das mortes implica uma "moderada/intensa circulação viral". A SMS também aponta o bairro Jangurussu como local de circulação viral e alta mortalidade, visto que já são três mortes e somente 14 infecções confirmadas, representando taxa de 21,42%.

Apesar de liderar os casos confirmados, com 139, e estar no epicentro dos primeiros casos da Covid-19 na Capital, o bairro Meireles apresenta sete óbitos. A letalidade é 5%. O bairro Fátima possui cinco óbitos e 42 casos, indicando mortalidade de 11,9%.

Óbitos em Fortaleza
Mapa mostra os óbitos em Fortaleza
Mapa mostra os óbitos em Fortaleza (Foto: Divulgação/SMS)

Ao todo, 116 bairros têm casos confirmados de coronavírus. Atrás do Meireles, vem Aldeota, com 139, Cocó, com 65 e Fátima, com 42. Moura Brasil, Conjunto Esperança, São Bento, Ancuri e Sabiaguaba não apresentam nenhuma confirmação e nenhuma morte por coronavírus.
"Um grande aglomerado com registro de alta concentração de casos corresponde a quase totalidade dos
bairros Meireles, Aldeota e Cocó (em aparente expansão para os bairros Mucuripe e Dionísio Torres e
áreas contíguas). Os bairros Guararapes e Fátima já se apresentam como áreas de média concentração", diz o boletim epidemiológico.
Fortaleza tem, no total, conforme dados do IntegraSUS Ceará, 1.946 casos. O Estado bateu o recorde de aumento em casos confirmados pela Covid-19. Foram 221 apenas durante o dia de hoje, chegando a 2.291 confirmações e 124 óbitos.

Lista dos 10 bairros de Fortaleza com mais casos de coronavírus

Meireles - 179
Aldeota - 139
Cocó - 65
Fátima - 42
Dionísio Torres - 39
Guararapes - 37
Mucuripe - 33
Papicu - 31
Joaquim Távora - 25
São João do Tauape - 25

o povo