URCA desenvolve ações de prevenção da COVID-19

Blog do  Amaury Alencar

A imagem pode conter: texto que diz "URCA DESENVOLVE AÇÕES DE DE PREVENÇÃO DA COVID-1"


A Universidade Regional do Cariri, com o intuito de delinear medidas de prevenção em relação a COVID-19, contactou os Órgãos Oficiais de Saúde Pública (Secretaria de Saúde do Estado e Secretaria de Saúde do Município do Crato) para receber informações e orientações em relação ao atual cenário de propagação.
Nesse mesmo esteio e com o objetivo de antecipar as ações de prevenção necessárias foi criado, no último dia (13/03), o Comitê de Monitoramento das ações de Prevenção ao Novo Coronavírus.

Salienta-se que a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (denominado SARS-CoV-2), foi classificada pela Organização mundial de Saúde (OMS) como pandemia, ou seja, a doença já atingiu os 5 continentes. No Brasil, o momento de epidemia é de muita prudência, mas não de pânico, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

De acordo com dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico do Estado do Ceará “até o dia 12 de março de 2020, foram notificados 82 casos para COVID-19, destes, 62 (75,6%) descartados e 20 (24,4%) encontram-se em investigação. Os municípios de residência dos casos em investigação são Aquiraz, Caucaia, Crato, Fortaleza e Quixadá. Dentre os casos suspeitos, 18 (90,0%) tiveram histórico de deslocamento internacional para locais com transmissão da doença e dois (10,0%) são contatos próximos”.

No que tange ao município do Crato, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, existiam 4 (quatro) casos suspeitos, mas 3 (três) já foram descartados. Apenas 1 (um) caso permanece sob investigação.
As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do coronavírus são:
- “Etiqueta respiratória” – Tossir cobrindo a boca com antebraço. Não cobrir com as mãos, pois mãos sujas facilitam a contaminação de outros objetos.

- Higienização das mãos com água e sabão.

- Uso do álcool gel a 70% com frequência para higienização das mãos.

- As máscaras devem ser utilizadas por pessoas doentes com a COVID-19 para evitar a transmissão da doença, pelos profissionais de saúde junto com os outros equipamentos de proteção individual (EPI`s).
Neste momento da epidemia no Brasil (13 de março) não está recomendado fechar escolas, universidades, faculdades ou escritórios (SBI,2020). O indicativo é de monitoramento constante. O Comitê de Monitoramento das ações de Prevenção ao Novo Coronavírus cumprirá esse papel institucional e irá assessorar a Gestão Superior da URCA na definição das intervenções necessárias.
Solicitações de orientações e informações poderão ser encaminhadas para o seguinte endereço eletrônico: prevencao.covid19@urca.br.

COMITÊ DE MONITORAMENTO
Professora Kenya Waleria de Siqueira Coêlho Lisboa
Professor Francisco Assis Bezerra da Cunha
Professor Henrique Douglas Melo Coutinho
Professora Sarah de Lima Pinto
Professora Janeide Ferreira Alencar Oliveira
Professora Evanira Rodrigues Maia