Museu Luiz Gonzaga em Crato recebe visitante com deficiência visual

Blog do  Amaury Alencar


Pedro Lucas recebe deficiente visual no Museu Luiz Gonzaga/Ronuery Rodrigues



O Museu Luiz Gonzaga,criado pelo garoto Pedro Lucas Feitosa, em 2015, que fica localizado na zona rural do Crato, recebeu, no último sábado (14/03), a visita do Cientista Social, Antônio Rosa da Silva Júnior que é deficiente visual. Essa foi a primeira vez que Júnior visitou o local.

Pedro Lucas, curador do local, como de costume, conduziu a visita, só que de maneira diferente, descrevendo todos os objetos que fazem parte do acervo que conta a história do homem nordestino.

Através do tato, o visitante tocou nos objetos descritos pelo garoto.O cientista social, classificou como “espetacular” a visita ao museu. Ele conta que soube do museu através do rádio, durante uma entrevista. “Achei espetacular todas essas obras que ele me mostrou e o que o museu representa para uma população”conta.
Júnior considera que o museu proporciona para a juventude a opção de seguir um outro caminho. “É um local importante, é uma cultura popular. Traz a criança e o adolescente para esse universo do bem, se cria uma educação de qualidade. São essas iniciativas que merecem o apoio”, afirmou.
ACESSIBILIDADE
Essa foi a primeira vez que uma pessoa com deficiência visual visita o local. O fato chamou atenção para que o equipamento cultural se adapte a realidade das pessoas com deficiências.

O Cientista Social, por sua vez, afirmou que a visita foi tranquila, mas apontou a necessidade de uma autodescrição e, na parte física a instalação de rampa para que cadeirantes possam frequentar o local sem muita dificuldade.

Para quem tem interesse em conhecer o Museu, as visitas podem ser agendadas através do telefone (88) 9 96514532
Paporeto