Mulheres na política: veja como estão representadas nas câmaras de vereadores do Crajubar

Blog do  Amaury Alencar
Neste domingo (08), dia internacional da mulher, tendo em vista que o ano de 2020 é de eleições, nós do Portal Badalo vamos falar sobre a mulher na política. Nas câmaras de vereadores das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, há representatividade feminina, porém não são maioria. Em todos os municípios, elas estão no primeiro mandato.

 Mulheres na política: veja como estão representadas nas câmaras de vereadores do Crajubar



Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte, é onde há o maior número de mulheres, com cinco representantes. Só não conseguimos contato a vereadora Rita Monteiro (PDT).
Aninha Teles (PDT), Auricélia Bezerra (PDT), Jacqueline Gouveia (PRB) e Rosane Macêdo (PPS) falaram sobre a importância de ter mulheres nesses espaços.
“Para mim, tomar a posição de vereadora tem sido um grande desafio e um aprendizado enorme, sendo assim, posso fazer muito pela população Juazeirense, fazendo valer sua vez e sua voz através dos políticos a quem eles elegeram para representá-los. Como mulher, representar todas as mulheres do meu município, provando que somos capazes de administrar diversas profissões.”
Aurícelia relembrou em sua fala de como as mulheres foram ganhando espaços no âmbito político e que não se pode desistir diante das críticas.
“Em 1932, foi a primeira vitória depois de muita luta das mulheres, conseguimos o direto ao voto. A luta continua mesmo lenta, mas cada dia conquistamos um pouco. Fico muito feliz de hoje representar as mulheres na câmara municipal de Juazeiro do Norte, procurando fazer o melhor que posso, embora o preconceito ainda exista, mas não vamos desistir.”
Conhecida pela luta na causa animal, Jacqueline Gouveia (PRB), acredita que falar sobre mulher na política é bem mais amplo. Isso porque para elas reconheçam a importância de ocupar estes espaços.
“Amadurecer esse debate é imprescindível para que cada mulher, aquela que está nos movimentos sociais, aquela que está no ambiente de trabalho, aquela está na Câmara de Vereadores, e até mesmo aquela que está no lar, quando reconhece a importância do que ela faz pra sociedade, ela adquiri poder, e a partir disto, torna-se política.”
Há quem acredita que o espaço esteja mudando, mesmo que de forma tímida. Quem diz isso é a vereadora Rosane Macêdo (PPS).
“Seja como candidatas a cargos públicos, que mesmo ainda tímida, a presença é cada vez maior de candidatas, algo fundamental para o crescimento da democracia. Podemos salientar que a mulher moderna está preenchendo o seu espaço, se colocando praticamente em pé de igualdade com o homem em todas suas atividades humanas.”

Crato

No Crato, há duas mulheres que estão na câmara municipal. Ticiana de Guer (PSDB) e Vicência (PMN).
Para Ticiana, mesmo com o machismo, que é muito forte, é importante trabalhar a emancipação política.
“A mulher já estar nesses espaços e cada vez mais a gente precisa delas na politica e trabalhando sobre a emancipação feminina. Foi assim que eu entrei na politica. Muitos homens se espantam por estarmos ocupando aqueles espaços, mas seguimos juntas, valorizando o lugar que as pessoas nos confiaram quando fomos eleitas.”
A vereadora Vicência explicou que se enxerga como uma vitoriosa, quebrando paradigmas.
“O meu papel na política, vejo como uma vitória da classe feminina, mostrando que a mulher não é mais o sexo fragilizado. Somos guerreiras e podemos representar uma sociedade. Precisamos que mais mulheres se destaquem no cenário político, seja no poder executivo ou no legislativo.”

Barbalha

Por fim, em Barbalha, há apenas uma parlamentar: Rosa Garcia (PSDB). Ela destacou que é importante ser a voz feminina na câmara e espera que nestas eleições, este número aumente, enfatizando que dentro da gestão, há mulheres em cargos significativos.
“Espero que possamos ter na composição desta casa legislativa um maior número de mulheres na próxima eleição. Enfatizo a necessidade do empoderamento feminino, e aproveito para destacar a importância de termos mulheres assumindo cargos de destaque no nosso município através das Secretarias de Saúde, educação e Trabalho e Desenvolvimento Social, onde reflete significativamente a mudança do cenário político social que vivemos atualmente, onde a cada dia conquistamos espaços e demonstramos que juntas somos mais fortes”


badalo