Estudantes da rede pública passarão a ter aula a distância e domiciliar no Ceará durante quarentena

Blog do  Amaury Alencar
Foto Divulgação

As medidas, estipuladas em conjunto com a Apeoc, serão para o período de suspensão das aulas presenciais, estabelecido inicialmente para vigência entre 18 de março e 2 de abril em todo o Ceará.
Os estudantes da rede pública estadual passarão a ter aulas a distância e domiciliar no Ceará, de acordo com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Por conta da pandemia do coronavírus, as aulas estão suspensas desde o dia 18 de março. Em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Apeoc), a Seduc divulgou, neste sábado (28), diretrizes para implementar o ensino a distância e domiciliar no estado. As medidas já entram em vigor para este período de suspensão das aulas, que tem como vigência, inicialmente, até o dia 2 de abril.

De acordo com o documento divulgado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) informa sobre as possíveis ações que podem ser tomadas em situações de emergência. Nesse sentido, a suspensão das atividades presenciais não configura nenhum tipo de antecipação das férias escolares no estado. Dessa forma, a carga horária de aula deverá ser reposta por meio de atividades a distância e domiciliares.

Decisão

Entre as diretrizes estipuladas pela Seduc, fica disposto que o núcleo gestor de cada instituição de ensino será responsável por delimitar a carga horária dos componentes curriculares nesse período Enquanto isso, as atividades a serem realizadas devem ser definidas por cada professor, tendo como referência o livro didático e outros materiais disponíveis aos alunos.
Ainda seguindo o cronograma estabelecido, os estudantes deverão entregar as atividades propostas por meio digital durante o período de suspensão das atividades presenciais. Caso não seja possível, os alunos podem fazer a entrega no momento em que as aulas presenciais já estejam permitidas.
Para as avaliações, os professores poderão aguardar a retomada das aulas ou optar pela utilização de ambientes virtuais de interação, como as apresentação em slides, vídeos, ficha técnica de leitura, entre outros. Além disso, também ficará sob a função dos mesmos o registro, seja dentro do Diário Online ou no Diário de Classe impresso, dos conteúdos ministrados.


*G1 CE