Governo do Estado denuncia invasão de escola por policiais e pede ajuda ao Exército

Blog do  Amaury Alencar


No Ceará, 37 PMs foram presos por não se apresentarem para trabalhar no Carnaval
No Ceará, 37 PMs foram presos por não se apresentarem para trabalhar no Carnaval (Foto: MAURI MELO/O POVO)
O Governo do Estado enviou ofício ao Exército nessa sexta-feira, 26, denunciando invasão de uma escola estadual por policiais militares que estão paralisados no 18º Batalhão da PM, no bairro Antônio Bezerra.

Encaminhado ao general Fernando José Soares da Cunha Mattos, comandante da 10ª Região Militar e responsável pela execução da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o documento relata que a EEFM José Bezerra de Menezes “teve o cadeado da entrada de acesso arrombado e foi invadida” no dia 24 de fevereiro, por volta das 18 horas.

O espaço funciona ao lado do quartel onde se concentram os soldados, na rua Anário Braga. Ainda conforme o Executivo, “o vigilante presente no local abordou as pessoas que adentraram a escola, as quais se identificaram como policiais e informaram que ocupariam o espaço”.

O Governo afirma que, até o momento, os PMs estão ocupando “um bloco de cinco salas de aula, as dependências da cozinha e fazendo uso dos banheiros que são utilizados pelos estudantes”.

Para o Abolição, “tal contexto inviabiliza o funcionamento da referida escola, tendo em vista que os espaços hoje ocupados são essenciais para a retomada regular às aulas na escola”.
O Estado então pediu auxílio às Forças Armadas para que retomem o controle da unidade e “as aulas não sejam prejudicadas”.

O POVO fez contato com representantes dos PMs no 18º BPM e aguarda retorno.
A reportagem também pediu esclarecimentos ao comando do Exército sobre eventual ação de retomada da escola citada no ofício. Não houve retorno ainda.

Confira o texto do ofício na íntegra:


Com nossos cordiais cumprimentos, informamos a V. Exa. que no dia 24 de fevereiro de 2020, por volta das 18 horas, a EEFM José Bezerra de Menezes, situada na rua Anário Braga, 200, Antônio Bezerra, vizinho ao 18º Batalhão da Polícia Militar, teve o cadeado da entrada de acesso à escola arrombado e foi invadida. O vigilante presente no local abordou as pessoas que adentraram à escola as quais se identificaram como policiais e informaram que ocupariam o espaço da escola. Até o presente momento estão ocupando um bloco de 5 salas de aula, as dependências da cozinha e fazendo uso dos banheiros que são utilizados pelos estudantes. 

 Tal contexto inviabiliza o funcionamento da referida escola, tendo em vista que os espaços hoje ocupados são essenciais para a retomada regular às aulas na escola. Diante do acima exposto, solicitamos o apoio desse Comando para que as aulas da EEFM José Bezerra de Menezes não sejam prejudicadas.


o Povo