Barbalha inaugura primeira unidade do SAMU nesta terça (18)

Blog do  Amaury Alencar
Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) deve ser inaugurada nesta terça-feira (18), em Barbalha. A vinda do primeiro veículo exclusivo para o município é aguardada pela população, que frequentemente utiliza um dos diversos polos hospitalares da cidade. A solenidade de inauguração da nova base do SAMU ocorre às 10h, na Rua Madre Ildara, nº 680, bairro Alto da Alegria.

 SAMU de Juazeiro recebe novas ambulâncias para ampliar serviços em outros municípios do Cariri

Sobre o SAMU

O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio do telefone 192 prestando orientações e enviando veículos tripulados por equipe capacitada que atende casos de urgência e emergência, com objetivo de chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O Serviço é financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, com a finalidade de melhorar o atendimento a população. Foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas