Audiência Pública discute ações de segurança e preservação ambiental em pontos turísticos em Crato

Blog do  Amaury Alencar


Preocupada com os impactos ambientais e a segurança no Balneário da Cascata, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, de Cultura e Segurança Pública, debateu na manhã dessa quarta-feira (12), no auditório do Geopark Araripe, sobre a implantação de uma gestão para o local e a segurança nos demais pontos turísticos do Crato.


A audiência definiu uma nova reunião para a próxima terça-feira (18), para criação de um grupo técnico e um estudo de gestão para atender as necessidades imediatas de segurança na área da Cascata, principalmente, em relação à estrutura da área e preservação ambiental.


O secretário de Turismo, Luis Carlos Saraiva, defendeu a ocupação imediata da área da Cascata por parte dos órgãos municipais junto com a sociedade e outros órgãos competentes, no sentido de criar medidas que sejam implantadas, garantindo a segurança da população.


"Com o apoio da guarda, da equipe técnica da Secretaria de Turismo e do Meio Ambiente poderemos, a partir dessa ocupação, implantarmos uma educação ambiental e saberemos as reais necessidades, criando estratégias eficazes de ações", diz.


O Coronel Jarbas Freire garantiu a presença do efetivo da Guarda Municipal nos pontos turístico. "Ocupando os espaços públicos com os órgãos competentes do município já surte um efeito de inibir ações de vândalos na área e de degradação do meio ambiente, oferecendo mais segurança a população", alertou.


O encontro reuniu representantes do Ministério Público, Geopark Araripe, SEMACE, DEMUTRAN, ICMBIO, URCA, GREENPEACE, Associações, BPMA 2ª CIA, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Guias Turísticos, moradores do Sítio Rosto, servidores e estudantes.