Alunos de colégio militar de Juazeiro do Norte fazem alertam para perigo do "Desafio da Rasteira"

Blog do  Amaury Alencar


Vídeo alertando para os perigos do
Vídeo alertando para os perigos do "Desafio da Rasteira" foi divulgado no Instagram (Foto: Reprodução/2°CPM Cel Hervano MacêdoJúnior)

Alunos de uma escola em Juazeiro do Norte, o 2° Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior, realizaram campanha para conscientizar estudantes sobre o desafio do “Quebra-Crânio”, ou ao “desafio da rasteira”, como é conhecido no Ceará. A brincadeira consiste em dar uma rasteira no colega, fazendo-o cair brutalmente e podendo chegar até mesmo a bater a cabeça no chão.
No vídeo, três estudantes aparecem falando sobre as consequências do desafio.


A Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN) publicou nota de repúdio ao desafio. “Esta queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo (Traumatismo Cranioencefálico - TCE), além de danos à coluna vertebral. Como resultado, a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízo aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito”, afirmou a SBN em nota nas redes sociais.

Os responsáveis podem chegar a ser penalizados, respondendo por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo.

David Duran, deputado estadual do Ceará pelo Partido Republicano Brasileiro, usou o perfil do Facebook para também alertar sobre os perigos da brincadeira, pedindo para que pais avisem "seus filhos, familiares e amigos sobre o perigo do desafio quebra-crânio”.


o Povo