
Não demorou muito para os donos de animais e representantes de ONGs protetoras de animais manifestarem suas indignações nas redes sociais, com os estouros dos fogos, que se estenderam pelos sete primeiros minutos do Ano Novo. Quem desconfiou da proposta se precaveu e levou o seus pets para o sítio ou lugar distante da cidade, como a estudante Amanda Queiroz. Mas quem imaginou no “silêncio” sofreu.
“Infelizmente mais um ano trancada no meu quarto com meus filhotes peludos, triste, pois eles sofrem com esses malditos fogos“, comentou a moradora Patrícia Pompeu, se referido aos estrondos dos produtos explosivos.
A Assessoria da prefeitura justificou ter cumprido o prometido. Não foram utilizados rojões e nem bombas, todavia, apesar de os fogos de artifício silenciosos fazem bem menos barulho que os convencionais, os ruídos são inevitáveis, porque a propulsão é feita com pólvora, ressaltou.
Todavia, quem foi à praça e assistiu o espetáculo no céu ouviu as explosões das bombas quando os fogos eram arremessados, mesmo com o acompanhamento musical da banda Limão com Mel, cantando “Marcas do que se foi”, uma das preferidas do público na passagem para o Ano Novo.
“Essa festa é realizada apenas uma vez no ano e os fogos queimam rapidinho. A gente até entende a preocupação com os animais, mas quem cuida e se preocupa pode tomar precauções para evitar o sofrimento deles, já que sabe o que vai acontecer. Ter bom senso é sempre bom“, comentou o autônomo Marcelo Martins elogiando o espetáculo.
Sertão Alerta