O quadro pré-eleitoral na cidade de Russas está em ebulição com a repercussão negativa do acordão entre o prefeito de Russas, Weber Araújo (PRB), o ex-prefeito Raimundinho de Freitas (PSDB) e o deputado federal Genecias Noronha (SD) para o lançamento do presidente da Câmara de Vereadores, Nathizael Noronha (MDB), à Prefeitura. O acordão foi feito à revelia da área política do Palácio da Abolição.

O Secretário de Cidades do Estado, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT), ficou surpreso com a postura do aliado Weber que não o comunicou sobre as conversações com o grupo do ex-prefeito Raimundinho. Os dois são adversários na política local há duas décadas e o acordo desagradou a aliados de ambos os lados, além de abrir uma crise na relação política entre Zezinho Albuquerque e Weber Araújo.

Zezinho se queixa que atendeu a todos os pedidos de obras feitos pela administração de Weber Araújo e esperava o mínimo do aliado: ser informado sobre o andamento das conversações para definição da chapa à Prefeitura. Ao ser escanteado, Zezinho telefonou para o prefeito Weber e, com voz alterada, gritou, bradou e foi claro ao dizer que o acordão não o interessa, nem interessa ao Governo.

Passados quase dois meses para celebração da chapa encabeçada pelo vereador Nathizael, Zezinho tenta desmanchar o acordão e, nas últimas 48 horas, convocou aliados para começar a construir outro caminho na corrida pela prefeitura. A intervenção do Secretário de Cidades tem um motivo real: Russas, com 54.000 votantes,  é o maior colégio eleitoral do Vale do Jaguaribe e os articuladores políticos do Governo do Estado não abrem mão da Prefeitura que, nos últimos oito sete anos, foi bem contemplada com obras e ações autorizadas pelo Governador Camilo Santana (PT).

Desconfortado dentro do PDT pelo desarranjo da base política do Governo em Russas, Zezinho Albuquerque, para não sair desmoralizado, tenta cumprir um papel decisivo: impedir que o acordão entre Weber, Genecias e Raimundinho avance e a Prefeitura seja entregue a um adversário. O vereador Nathizael é filiado ao MDB, mas já anunciou que, com o aval de Raimundinho, que irá se filiar ao Solidariedade.


Ceará agora 

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib