Polícia Civil do Crato divulga relatório anual de atividades no decorrer de 2019

Blog do  Amaury Alencar
DA AGÊNCIA CARIRICEARA
Jota Lopes – Foto: Caririceara.com


Nesta terça-feira (31), o delegado regional de Polícia Civil do Crato, Dr. Luiz Eduardo da Costa Santos detalhou a reportagem do site Caririceara o Relatório Anual das ações desencadeadas pela equipe da 19ª DRPC durante o ano de 2019.

Segundo Luiz Eduardo, as providências adotadas e os resultados obtidos para a resolução dos problemas administrativos e controle eficaz da criminalidade, constitui-se em contribuição para o melhor andamento das atividades da Polícia Judiciária no âmbito da Delegacia de Polícia Civil do Crato, com principal enfoque na redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, consoante delineado no “Programa de Defesa da Vida”, instituído pela Lei nº 15.558, de 11 de março de 2014.
DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
A 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato/CE responde por 12 (doze) municípios, totalizando uma população que aproximada de 350 mil habitantes. Destes, cerca de 140 mil habitantes estão concentrados na sede do município do Crato/CE.
DAS ATIVIDADES CARTORÁRIAS
Desenvolvendo um controle mensal da tramitação de todos os procedimentos da delegacia, foi possível constatar o envio de 1.168 inquéritos policiais2 totalmente concluídos ao Poder Judiciário3, reduzindo assim a demanda reprimida existente e evidenciando a alta produtividade das atividades do cartório.


Excluídos os Termos Circunstanciados e os Atos Infracionais. O número não computa o envio de inquéritos policiais ao Poder Judiciário com pedido de dilação de prazo.

No campo das medidas cautelares, registrou-se que as Autoridades Policiais representaram por 42 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisão.


Diante do quadro de melhorias apresentadas, o declínio do número de crimes violentos letais e a resolutividade dos homicídios tornou-se consequência natural, consolidando-se o percentual de 54%, conforme dados coletados do Sistema de Gerenciamento de Homicídios – SGH, índice muito acima da média nacional.

DAS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Neste ponto, com a manutenção de equipes específicas de inspetores distribuídos por aptidão e merecimento para o tratamento de crimes patrimoniais, tráfico de drogas e homicídios, foram realizadas 05 operações policiais de destaque, a saber:
Operação Marmoratus (26/02/2019): resultando em 11
mandados de prisões e 14 mandados de busca e apreensão, todos cumpridos
com êxito, com escopo no combate ao tráfico de drogas;
Operação Sinal Verde (24/05/2019): resultando em 5 (cinco) mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva, com escopo no combate a fraudes na restituição de veículos apreendidos pelo órgão municipal de trânsito;
Operação Ohlepse4 (18/06/2019): resultando na apreensão de 5 (cinco) veículos e 1 arma de fogo, com escopo no combate à comercialização de veículos clonados;
*Dados consolidados apenas da primeira fase.
Operação Fadja (03/09/2019): resultando em 12 mandados
de prisões, 31 mandados de busca e apreensão e 17 seqüestros de bens,
todos cumpridos com êxito, com escopo no combate à agiotagem, lavagem de
dinheiro e organização criminosa;
Operação Cellare (21/09/2019): resultando na recuperação
de 21 celulares roubados ou furtados e na detenção de 21 pessoas.
Na última ação denominada de segunda fase da operação “Ohlepse”, foram comprimidos 11 mandados de Busca e Apreensão e 5 prisões
Dando continuidade ao trabalho, foram realizados pela Inspetoria:
11 apreensões de menores infratores, destacando-se ainda o ingresso na
Regional de 152 aparelhos celulares pela Polícia Civil, sendo destes 65
recuperados de vítimas subtraídas, além de 5.347,63g de entorpecentes,
corroborando o já conhecido alto desempenho dos Inspetores do Crato.



No tocante aos autos de prisão, foram realizadas exclusivamente pela Polícia Civil do Crato 147 prisões, aqui considerados os cumprimentos de mandados e as situações flagrâncias.
Finalmente, 190 veículos apreendidos deram entrada nesta Delegacia, com a realização constante de vistorias e perícias por parte dos inspetores habilitados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.