Últimas Notícias

Comissão da Transposição do São Francisco aguarda conclusão de obra para março


Deputado estadual Guilherme Landim
A Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Ceará encerrou o ano de 2019 com grandes expectativas para a conclusão das obras.

De acordo com o presidente do colegiado, o deputado Guilherme Landim (PDT), o maior desafio para a comissão no ano de 2020 é garantir que as obras não passem mais por qualquer tipo de paralisação, uma vez que as águas precisam percorrer um longo trecho via leito do rio, mesmo após sua chegada no Estado.

“Precisamos que até março tudo esteja concluído, pois ao chegar no reservatório de Jati, a água precisará percorrer um grande trecho até chegar ao Açude do Castanhão, e isso precisa acontecer ainda no inverno para evitar evaporação e infiltração. Temos que continuar atentos para que nada mais atrase esse processo e água chegue ao nosso povo”, explicou o parlamentar.

Em 2019, a Comissão realizou visitas aos trechos da obra que até então estavam paralisadas, mais precisamente nos municípios de Penaforte (Transposição) e Missão Velha (Cinturão das Águas), com o objetivo de elaborar um relatório registrando todos os percalços para a conclusão das obras.
Fizemos o relatório e entregamos ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília, mostrando a real situação da transposição e cobrando o pagamento e agilidade para as obras. Isso sensibilizou o Governo Federal e fez com que chegássemos a 2020 com as obras no ritmo esperado”, salientou o parlamentar.

Além do deputado Guilherme Landim, o colegiado é composto pelos parlamentares Antônio Granja (PDT), Júlio César Filho (Cidadania), Marcos Sobreira (PDT), Nezinho Farias (PDT), Nelinho (PSDB), Queiroz Filho (PDT), Walter Cavalcante (MDB) e Danniel Oliveira (MDB).