Alunos do ensino médio do Ceará estão com melhor nível de proficiência em matemática e português, segundo Spaece 2019

Blog do  Amaury Alencar



O Spaece foi implementado em 1992 e objetiva promover ensino de qualidade para todos os alunos da rede pública do estado.
O Spaece foi implementado em 1992 e objetiva promover ensino de qualidade para todos os alunos da rede pública do estado. (Foto: Marília Freitas/Especial para O POVO)
O Governo do Ceará divulgou nesta quarta-feira, 15, os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará 2019 (Spaece 2019). O sistema indica proficiência intermediária em Língua Portuguesa dos alunos cearenses e crítica em Matemática. Ainda assim, 2019 registrou os maiores níveis de proficiências nas matérias desde 2012, com média de 274,3 em Matemática e 278,2 em Língua Portuguesa. Participaram da prova 97,1% dos estudantes de ensino médio do sistema público de ensino estadual.

As médias dos alunos continuam dentro do padrão dos anos anteriores. De acordo como governador Camilo Santana (PT), os desafios para alcançar um ensino público de qualidade vão desde a valorização dos professores até a qualidade física das escolas. "É um acompanhamento permanente dos nossos alunos. Nós vamos ampliar agora, por exemplo, o número de psicólogos nas nossas escolas", acrescenta.

O atendimento psicológico nos colégios é uma estratégia do governo para inserir no currículo a formação de competências socioemocionais, explica a vice-governadora Izolda Cela. "É a capacidade dos meninos de desenvolverem a resiliência, a abertura para o novo, o autoconhecimento e a amabilidade. Alunos mais equilibrados emocionalmente aprendem melhor", defende.

Ainda, o Governo anuncia a construção de mais 25 escolas de ensino médio de tempo integral no Ceará, totalizando 277 unidades de ensino com a jornada do Estado.


o Povo