Segundo Encontro de Músicos de Banda e Quinto Encontro de Saxofonistas têm início na UFCA Cariri em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar



Foto: Saulo Mota - Dcom/UFCA
Tiveram suas aberturas nesta terça-feira, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Segundo Encontro de Músicos de Banda e o Quinto Encontro de Saxofonistas da UFCA. Os eventos seguem até o dia seis de dezembro, sexta-feira, com apresentações de bandas da região do Cariri e concertos com professores convidados. Totalmente gratuito, o evento ainda está com inscrições abertas por formulário eletrônico (link para nova página).

O professor Rodrigo Santos, do curso de Música, responsável pela organização Encontro de Músicos de Banda (EMB), conta que o objetivo é aglutinar os músicos da Região do Cariri e também de outras regiões em torno do conhecimento que se produz na universidade. “Trazer esses músicos pra cá ocasiona uma troca do mundo da universidade e do mundo das bandas” diz Rodrigo. Ele explica que o nome “Banda”, no meio instrumental de sopro, é uma formação centenária de música militar, com formação que varia entre dez e trinta pessoas.

O professor acrescenta que a Banda transita entre a música que tenta imitar a meticulosidade e a delicadeza em que se trabalha a linguagem orquestral e a música popular, que se toca até sem partitura, fora dos palcos. “Acredito que atingimos uma fração do que queremos, com um evento de música que não é tradicional na região do Cariri. Queremos ir aos poucos criando um nicho de música instrumental voltado especificamente para as bandas”, afirma.

Karolaine Ramos, estudante do sexto semestre do curso de Música e matriculada na prática de trompete, participa da organização do evento desde sua primeira edição. Ela conta que o professor Rodrigo reuniu os estudantes da prática e juntos conseguiram realizar a primeira e a segunda edição do evento.

 Karol conta que aprendeu muito com a experiência: “para mim foi muito gratificante a primeira edição e esse ano também está sendo, mesmo com a correria de estar na organização de um evento assim. Sinto que participar soma muito na minha formação, profissional e pessoal” diz ela.
Professor e Pró-Reitor de Cultura da UFCA, Robson Almeida, está na organização do quinto Encontro de Saxofonistas. Este evento acontece paralelamente ao EMB e é direcionado aos saxofonistas da Universidade e também para quem tem interesse no instrumento, mesmo não sendo músico. Robson afirma que o evento trabalha questões musicais  e acrescenta muito na técnica dos estudantes. “Trazemos professores que trazem novos olhares para a técnica, para o repertório, e isso ajuda muito os alunos a enxergarem novos horizontes, novas formas de tocar, novas técnicas no instrumento” explica.

Este ano, os professores convidados são o trompetista Ítalo Ferro, da UFCA; o saxofonista Maikel Morelli e o trombonista Ricardo Pacheco, de São Paulo; e o flautista e regente Leonardo Faria, além do pianista uruguaio Agustin Urbina. Estão sendo ofertadas oficinas coletivas de instrumentos de madeira e metal na UFCA além das apresentações de bandas e concertos com os professores convidados no período da noite, no campus Juazeiro do Norte da UFCA e no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).