Reatores de energia explodem em subestação da Enel e região fica sem energia

Blog do  Amaury Alencar


Três reatores de energia explodiram na subestação da Enel da Jabuti, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta terça-feira (31). Os moradores da região, nas proximidades do km 18 da BR 116, estão sem energia. Até as 13h desta terça-feira, equipes do Corpo de Bombeiros e da Enel estavam no local para controlar as chamas. Ninguém se feriu.

O primeiro reator explodiu por volta das 9h30, emitindo um barulho forte e assustando moradores. Após esse incidente, a subestação teve as atividades suspensas. Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros Napoleão Vasconcelos, a segunda explosão ocorreu por volta das 10h30, quando funcionários tentaram religar a subestação e houve outro curto-circuito.

A terceira explosão ocorreu ao meio-dia. De acordo com moradores das proximidades, explosões menores são comuns nesta subestação no período chuvoso.

A Enel afirmou que as equipes já estão trabalhando para realizar os reparos necessários e o serviço está sendo normalizado gradativamente

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não se sabe ainda o que causou as explosões e o incêndio. Uma das hipóteses é de que um raio tenha atingido o sistema elétrico da estação.