Projeto Crato Transformando Realidades Sociais capacita cerca de 460 pessoas para o mercado de trabalho

Blog do  Amaury Alencar


A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal do Crato e Senac Ceará que gera emprego, renda e qualidade de vida.

A Prefeitura Municipal do Crato, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), lançou esse ano o Projeto "Crato Transformando Realidades Sociais". A concepção sócio-educacional tem como finalidade promover inclusão social, capacitação e geração de emprego e renda para a população cratense.

O projeto oferta mais de 820 vagas para o público assistido pela Assistência Social do município, somando mais de 3.648 horas executadas em segmentos nas áreas de gastronomia, moda, beleza, informática, saúde e bens e serviços. São 41 cursos que formam profissionais para o mercado de trabalho sob a ótica dos conhecimentos técnicos e das habilidades emocionais. Nesse contexto, foram executados 23 cursos, capacitando cerca de 460 pessoas.

"Através deste programa, o Crato vem conseguindo vencer o desafio de tornar as famílias produtivas, possibilitando condições dignas de sobrevivência e cidadania. Agradecemos a confiança no SENAC, que está empenhando em desenvolver as competências necessárias da população cratense, e direcioná-los na busca de uma oportunidade, quer seja emprego ou iniciação de um pequeno negócio", destaca o gerente de Negócios Estratégicos do SENAC, Isaac Coimbra.

Ex-aluna do curso Auxiliar de Cozinha, Ananda Soares destacou a importância de ter se capacitado por meio do projeto. "Foi uma experiência maravilhosa. Estou preparada para atuar com competência no mercado de trabalho. Foi uma super oportunidade. Agradeço imensamente a Prefeitura do Crato e ao SENAC. Estou feliz e realizada", disse.

A aluna Aila Feitosa, que já é profissional da beleza, faz questão de ressaltar uma melhora depois de participar de cursos da área e de ter a oportunidade de obter conhecimentos importantes. "Conto minha história de tristezas e de vitórias, porque sei que posso ajudar as pessoas a minha volta. Agradeço demais ao SENAC e prefeitura, por me proporcionarem muitas alegrias", relata.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Edivania Gonçalves, reitera o empenho da assistência social do município em auxiliar a comunidade. "Não nos conformamos em apenas realizar transferências de benefícios. Queremos que a comunidade possa vislumbrar um futuro melhor, por isso empreendemos o desenvolvimento humano e estamos muito felizes com essa parceria com o SENAC", afirma.

Os cursos profissionalizantes trazem metodologias eficazes que podem fazer o diferencial para o mundo corporativo. O Crato Transformando Realidades Sociais é um projeto inovador que oportuniza um aprimoramento para muitos que já trabalham na área, capacitando de forma eficiente.

"Temos como meta criar estratégias de melhorias para o nosso povo. Primamos pela qualidade de vida em diversos aspectos. Procuramos por instituições que tenham expertise para a promoção do ser humano. O SENAC é referência em capacitações e, juntos, estamos oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de competências dos nossos cidadãos. Sinto um imenso orgulho de ver profissionais sendo capacitados e conseguindo suas vitórias pessoais. É uma felicidade fazer parte desse valoroso momento", enfatiza o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil.