Projeto Assaré No Resgate Das Cordas e Violas.

Blog do  Amaury Alencar



 
O Projeto “Assaré no Resgate das Cordas e Violas”, da Secretaria Municipal de Cultura, trouxe sexta-feira passada, (29), ao palco, desta feita no Patamar de Capela de Jesus Maria José, no bairro Zé Dodô, grandes nomes do repente da atualidade. Como cria da Casa, se apresentaram Zé Alves e Sérgio Batista, em marcante versatilidade. De Iguatu, veio o repentista Joás Rodrigues, e direto de Caruaru, a famosa dupla, de renome nacional, Raimundo Caetano e Rogério Meneses.

A cantoria foi uma das mais movimentadas diante da criatividade dos repentistas, que estavam nos seus melhores dias. Muitas modalidades do repente foram exploradas, como temas em mote, martelos agalopados, sextilhas, moirões entre outros. E como parte de memória fixa da cantoria, Sérgio Batista e Zé Alves atenderam os pedidos de canções. Em recital, Daniel Gonçalves declamou poesias de sua lavra e de Patativa.

Como sempre, os amantes da cantoria estavam lá, fixou sem arredar sequer a visão. Em destaque seu Expedito Almeida, vereador Luizinho do Sindicato, Izabel Gonçalves (presidente do Memorial de Patativa) e o prefeito Evanderto Almeida.

O projeto tem toda uma estrutura que o acompanha, como serviços de som, cadeiras, palco e assistência aos artistas. Tudo capitaneado pelo Secretário Vavá Gois e equipe, que além de primar pela organização do evento, é um eterno apaixonado pela cantoria.


A próxima cantoria já está marcada: será sexta-feira, dia 6, no Sítio Bezerra dos Macieis. Estão confirmados os repentistas Zé Francisco, Antônio Poeta, Cecí do Assaré e Chico Felix.

Novembro de 2019