Últimas Notícias

Investigação de candidaturas laranjas já rendeu 221 inquéritos e casos de desvio Investigações foram abertas em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará, Tocantins e Mato



Levantamento divulgado na edição desta segunda-feira (9) do Estado de S. Paulo revela que o desvio de recursos públicos para campanhas eleitorais, usando principalmente candidaturas ‘laranjas’, já rendeu 221 inquéritos conduzidos pela Policia Federal neste ano.

O número representa 12,5% do total de investigações sobre caixa 2, o crime mais denunciado nas disputas políticas. A quantidade de inquéritos, no entanto, tende a aumentar, já que os Ministérios Públicos de sete Estados avaliam outras 140 notificações de irregularidades:Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará, Tocantins e Mato Grosso.

Segundo a reportagem, as irregularidades ocorreram na eleição de 2018, a primeira em que as legendas tiveram de repassar, obrigatoriamente, 30% dos fundos partidário e eleitoral para mulheres. Há a preocupação de que a prática se repita na eleição municipal do ano que vem, quando os partidos devem ter acesso a R$ 3,8 bilhões do fundo eleitoral, mais que o dobro do destinado na campanha passada. 


CN7