IFCE é destaque em Feira de Ciências da UFC de Crateús

Blog do  Amaury Alencar
I Feira de Ciências e Mostra Científica dos Sertões de Crateús, realizada em 23 de novembro, pela Universidade Federal do Ceará, foi dominada pelos alunos do curso técnico em Química do IFCE. Com nove equipes participantes, o curso obteve os três primeiros lugares da competição, garantindo, além das medalhas, quatro bolsas do CNPq-Jr.

 


O primeiro lugar ficou para a dupla Ivyna Barbosa Aurélio Costa e Pedro Henrique de Sousa Lima, que apresentaram o trabalho “Uso de Quitosana como Biocoagulante para o Tratamento de Águas de Alta Turbidez”. Já o segundo lugar foi da dupla Débora Brandão Gomes e Ana Izabela Melo Bezerra, que desenvolveram o trabalho Vela aromatizante repelente de mosquitos produzida a partir do óleo do Cravo-da-Índia (Syzygium aromaticum)”. Os quatro alunos foram contemplados com bolsas do CNPQ-Jr.

O terceiro lugar, que também recebeu medalhas, foi de Bruno Palhano Ximenes e Jaiane de Sousa Martins, com o trabalho “Produção de carvão ativado a partir de fibras de coco, sementes de melão e caroços de abacate”. O trabalho “A Química em mundos diferentes”, de Laura Rodrigues Siqueira e Ellen de Sousa Rodrigues, recebeu menção honrosa no evento.
Avaliação positiva

O professor Raimundo Nonato Lima Junior, que orientou as equipes participantes, avalia que o resultado mostra o potencial de inovação e pesquisa já no Ensino Médio. “A pesquisa científica é uma importante ferramenta de permanência e êxito discente utilizada em nosso curso”, afirma o professor, que também coordena o curso técnico integrado em Química. Segundo ele, as bolsas de iniciação científica conquistadas servirão de incentivo para a continuidade das pesquisas e para despertar o espírito de cientista e pesquisador em outros alunos do curso. “A ideia agora é expandir os objetivos para eventos nacionais e internacionais”, prevê.