Governo do Estado planeja 2020 com foco no equilíbrio fiscal e nos investimentos

Blog do  Amaury Alencar


Governador Camilo Santana reuniu o secretariado e presidentes dos órgãos no segundo dia do encontro para avaliação e planejamento
 
Manter o bom equilíbrio fiscal, com foco nos investimentos e melhoria das políticas públicas para os cearenses. Essas são algumas das principais metas citadas neste sábado (7) pelo governador Camilo Santana, durante o segundo dia de reunião com os secretários e presidentes de órgãos vinculados, no Palácio da Abolição.
"Reunimos o secretariado nesses dois dias para avaliarmos o ano de 2019 e projetarmos quais serão as prioridades do Governo do Estado em 2020. Precisamos de ainda mais eficiência nas secretarias, para que possamos manter o bom equilíbrio fiscal do Estado e atuar com foco muito forte nos investimentos. Temos que trabalhar cada vez mais para aprimorar as políticas públicas e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos cearenses", afirmou o governador.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, citou os desafios enfrentados neste ano pelo Governo do Estado. "Mesmo com todo esse contexto nacional difícil, o Ceará vem mantendo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) acima da média nacional. Todo ano é um grande desafio. Mas sempre buscamos maximizar a qualidade dos serviços para a população e fazer mais com menos", disse a titular da Sefaz. Mesmo com a crise econômica do País, o Estado vem cumprindo rigorosamente com suas obrigações, com o pagamento do 13º salário no próximo dia 20 de dezembro. Somado ao pagamento das folhas salariais de novembro e dezembro, o Governo do Ceará injetará R$ 2,7 bilhões na economia cearense no período de um mês.  


Segurança
De acordo com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o Ceará caminha para terminar o ano com os melhores resultados da década. Atualmente, o estado lidera o ranking nacional de redução de homicídios, com 52% de queda. "Os números falam por si. Dezembro começou positivo e estamos caminhando para terminar 2019 como o mais positivo dos últimos 10 anos. Menor número de homicídios, latrocínios, roubo de veículos, roubo de cargas e ataques a instituições financeiras. São vários indicadores que vem caindo. Isso é resultado de muitos investimentos que foram feitos, em equipamentos, pessoal e nos três principais eixos, que são a prevenção; fortalecimento policial e reestruturação do sistema prisional", disse André Costa.

Educação

Na área da educação, a secretária Eliana Estrela comentou os avanços nos programas realizados pelo Governo do Estado e a melhoria constante dos indicadores, que fazem do Ceará referência da área no país - o estado detém 82 das 100 melhores escolas do país no ensino fundamental e 55 das 100 melhores do ensino médio. "Tivemos muitos avanços, com a continuidade dos nossos programas e a criação de novos projetos. Ampliamos os Investimentos em nossos jovens por conta do Enem, criamos o "Estudar Fora" e dobramos o número de bolsas do Avance. Além disso, a pactuação com os municípios é fundamental para que a gente possa ter um rendimento cada vez melhor dos nossos alunos. Mas investimento não é apenas financeiro, é nas pessoas. Com respeito e muito diálogo, tanto com os nossos jovens quanto com os professores", disse Eliana Estrela.