Diretor do IFE/UFCA recebe título de cidadão brejo-santense na próxima quarta-feira.

Blog do  Amaury Alencar


O Diretor do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), Rodrigo Lacerda, vai receber, no próximo dia 18 de dezembro, o título de cidadão brejo-santense. A sessão para entrega do título está marcada para as 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Brejo Santo.


A cidade, com cerca de 50 mil habitantes, é reconhecida como um importante centro de educação cearense, tendo alcançado bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb – link para uma nova página).
 
Principalmente pela cultura de educação do município, a UFCA instalou na cidade um instituto para formação de educadores. O foco nas áreas de Ciências Naturais e Matemática se deu para suprir a carência regional de professores nesses campos.
 
O IFE/UFCA – que forma professores nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia, por meio de uma licenciatura geral e de quatro específicas – começou suas atividades em Brejo Santo no ano de 2014. O campus do IFE/UFCA funciona na antiga sede da tradicional Escola Balbina Viana Arrais, que não tinha estrutura adequada a uma Universidade. Com isso, obras de reforma e de ampliação do prédio foram iniciadas em novembro de 2017 e, até o retorno ao antigo campus (o que ocorreu neste ano), as aulas do IFE/UFCA vinham sendo ministradas no Liceu Professor José Teles de Carvalho. A previsão de um campus da UFCA em Brejo Santo está na lei de criação da Universidade, de junho de 2013.
 
No dia da inauguração da reforma do campus, em março deste ano, a Prefeita de Brejo Santo, Teresa Landim, comentou sobre a importância da presença de uma universidade federal no município: “Fico a imaginar quantas pessoas, de quantas gerações, poderão ser beneficiadas com esse investimento educacional. É realmente algo extraordinário para uma cidade do porte de Brejo Santo”, disse, na ocasião.
 
A partir de 2020, o Instituto vai oferecer mais um curso: o de Pedagogia. Hoje, o IFE/UFCA reúne 33 professores, vindos de diversas regiões do país, e aproximadamente 300 estudantes. Com todos esses impactos para a região do Cariri Oriental, o professor Rodrigo Lacerda acredita que a homenagem na Câmara Municipal de Brejo Santo reconhece não apenas o seu trabalho individualmente, mas o trabalho da UFCA como um todo. 


UFCA CARIRI