Diploma universitário agora terá versão digital

Blog do  Amaury Alencar


Para ter em mãos o tão sonhado diploma, atualmente os estudantes precisam esperar cerca de 90 dias. Mas, com a certificação digital, lançada nesta terça-feira (10), pelo Ministério da Educação (MEC), o acesso ao documento não deve levar mais do que 15 dias.

 Foto: Arquivo/Agência Brasil

Além de agilizar e desburocratizar a emissão, a novidade promete combater a falsificação e irregularidades no diploma, que vai ter um QR Code, um código de segurança.

O modelo digital vai valer para cursos de graduação no ensino superior público e privado.

Faculdades e universidades vão ter dois anos para começar a fornecer o documento. É o que explica o secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa.

Quem tem o diploma de papel poderá solicitar a versão digital na unidade de ensino superior onde se formou, como conta Jean Martina, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição que criou o projeto-piloto do documento.

O Ministério da Educação estima economia de R$ 48 milhões por ano, somente com a adesão das universidades públicas.

A pasta informou que vai acompanhar o processo de implantação do diploma digital. O documento ficará disponível no site da instituição de ensino superior e poderá ser visualizado a qualquer momento de um celular ou computador.