Confira a tabela do IPVA 2020; imposto ficará 4,29% mais barato no Ceará

Blog do  Amaury Alencar


FORTALEZA-CE, BRASIL, 29-10-2019: Obras de duplicação do Viaduto que liga a Avenida Raul Barbosa e a Av. Alberto Craveiro e da drenagem da Avenida Alberto Craveiro. (Foto: Júlio Caesar/O Povo)
FORTALEZA-CE, BRASIL, 29-10-2019: Obras de duplicação do Viaduto que liga a Avenida Raul Barbosa e a Av. Alberto Craveiro e da drenagem da Avenida Alberto Craveiro. (Foto: Júlio Caesar/O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato no Ceará. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) anunciou, nesta segunda-feira, 16, que a base de cálculo do imposto teve queda de 4,29%.


Faça o download da tabela completa:


Quem pagar o imposto em cota única terá ainda 5% de desconto.
Os boletos para pagamento do IPVA estarão disponíveis a partir de 2 de janeiro, no site da Sefaz e no aplicativo Meu IPVA. A Sefaz não envia os boletos pelos Correios.
Os motoristas que pagarem o IPVA em cota única, até 31 de janeiro, terão ainda 5% de desconto. Depois dessa data, e sem desconto, o valor do IPVA poderá ser pago em até cinco parcelas.

Confira as datas de vencimento do IPVA:

31 de janeiro: cota única, com 5% de desconto
10 de fevereiro: primeira parcela, sem desconto
10 de março: segunda parcela, sem desconto
13 de abril: terceira parcela, sem desconto
11 de maio: quarta parcela, sem desconto
10 de junho: quinta parcela, sem desconto
O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 20.

Alíquota

As alíquotas do IPVA variam de 1% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. A maior parte da frota tem alíquota de 3,5%. Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (com infração de trânsito) pagam 2%. Ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam 1%.

Isenções:

- Pessoas com deficiência
- Proprietários de máquinas agrícolas
- Táxi
- ônibus de transporte urbano e metropolitano
- Veículos com mais de 15 anos de uso
De acordo com a Sefaz, devem ser tributados cerca de 2,21 milhões de veículos no Ceará em 2020. A previsão de arrecadação é em torno de R$ 1 bilhão. Fica com o Governo do Estado 50% do valor. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os respectivos veículos são licenciados.
Com informações de Samuel Pimentel



o Povo