Comissão entrega Projeto do Curso de Gestão de Turismo da URCA

Blog do  Amaury Alencar

images/stories/turismo 1.jpg
O projeto finalizado passará pela análise dos conselhos da Universidade, CEPE e Consuni


Mais um passo importante para a criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi dado na manhã desta terça-feira, 10, com a entrega do Projeto de Criação concluído, pela Comissão responsável, na Reitoria da Instituição. A equipe de elaboração foi formada por uma comissão interdisciplinar. O projeto foi repassado para o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, e o Vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira. Também estiveram presentes na reunião, representantes do poder legislativo da cidade de Barbalha, Município onde será instalado o curso.


A criação do Curso de Turismo já vem sendo pensada para a Região, que traz uma vocação voltada para o segmento de forma evidenciada, há cerca de duas décadas. A URCA, desde a então Reitora Violeta Arraes, vem trabalhando a ideia de criação, proposta desenvolvida desde a gestão anterior do ex-Reitor Patrício Melo, e concluída atualmente. Todos os passos para a elaboração do projeto foram expostos pela equipe que compôs a comissão, desde as consultas à diversas instituições, seguindo os parâmetros curriculares vigentes, dentro das diretrizes nacionais. O objetivo foi dar um formato adequado para a região e que possibilitasse a formação profissional daqueles que ingressarem no curso, qualificando para o mercado de trabalho.

O Curso de Gestão em Turismo conta com o apoio do Governo do Estado e uma das propostas iniciais é que venha ocupar o prédio da escola estadual José Martiniano de Alencar, no largo do Rosário, em Barbalha. A partir de agora, as etapas para encaminhamento do projeto serão passar pela Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e Conselho Universitário - Consuni.
Para o presidente da comissão, Patrício Melo, o trabalho de elaboração do projeto possibilitou uma ampla pesquisa diante das dinâmicas de cursos de turismo do Brasil. Isso insere desde a formação em idiomas, diálogos com os diversos setores, passando pelas disciplinas de gestão, eventos e práticas em hotelaria, com forma de possibilitar uma perspectiva mais ampla no contexto de graduação.

images/stories/turismo 3.jpg

 Perspectiva de internacionalização  
O curso nascerá com uma perspectiva de internacionalização, englobado o Geopark Araripe, que se insere na Rede Global de Geoparks da Unesco, gerido pela própria URCA. Haverá uma disciplina específica voltada para o primeiro geoparque das Américas. Outro importante aspecto tem sido a atuação no âmbito da extensão, possibilitando uma formação que coloque a Universidade como um campo prático em eventos. “Um turismo pensado no local e no regional, inserindo desde o comunitário ao turismo de eventos”, afirma o presidente da comissão. A proposta político-pedagógica é que haja acervo bibliográfico voltado para a área, além da contratação inicial de pelo menos 12 professores.
A professora Maria de Lourdes Araújo, do Departamento de Economia, integrou a comissão e destacou o trabalho de cada componente, com a sua efetiva contribuição, de forma multidisciplinar. A Professora Firmiana Siebra, do Departamento de Geociências, ressaltou que o projeto se pautou nas reais necessidades da região, dentro do contexto da formação para a área, além da rica experiência de integrar a equipe de trabalho.
Para a Pró-Reitora de Extensão e Professora do Departamento de História da URCA, Sandra Nancy Freire, esse trabalho proporciona o retorno de um curso importante para Barbalha, com a presença física mais efetiva da URCA, além de proporcionar o desenvolvimento para a Região do Cariri.
O Professor Josier Ferreira, do Departamento de Geociências da URCA, disse que esse projeto do curso faz parte de uma iniciativa exitosa no Cariri. Ele destaca a existência de um fluxo de pessoas, diante das romarias, entre outros setores, e que a formação vem otimizar essa área, além de incorporar novas possibilidades latentes. “Foram inseridos diversos campos culturais para a elaboração do projeto, num fortalecimento e continuidade positiva. O curso de turismo vem promover essa intersetorialidade e interdisciplinaridade. Vem ocupar um espaço importante, num campo de interatividade com a comunidade local”, avalia.
O Reitor Francisco do O' Lima Júnior agradeceu à comissão, desde o nascedouro da discussão, que faz justiça, de forma histórica, desde o pensar com a dona Violeta Arraes, ex-reitora da URCA, e a própria cidade de Barbalha, com a ação mais direta, presença física e formação. “Barbalha e a Região vão ganhar. A vocação para o turismo é regional. Esse curso foi pensado através das experiências de profissionais daqui e de outras regiões”, disse ele.
O Vice-Reitor agradeceu a Comissão que trabalhou na elaboração do projeto, e ressaltou os próximos trâmites no âmbito acadêmico, para a aprovação definitiva do projeto, passando pelos conselhos universitários.
O Vereador Odair José de Matos (PT), presidente da Câmara Municipal de Barbalha, destacou o momento histórico, principalmente por o curso ser destinado à sua cidade. “A URCA é uma grande referência”, afirma.

--
Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
Telefones: (88) 3102-1213 - 9 - 8812.5525 ramal 2617
Twitter: @URCA_noticias
www.urca.br – Crato, dezembro de 2019.